Violência assustadora

0

A violência segue assustando os sergipanos. A criminalidade faz vítimas em todo o estado, mas sua ação é mais sangrenta na Grande Aracaju, onde matar virou uma rotina para a maioria dos bandidos. As páginas policiais dos jornais e os programas radiofônicos atestam que o crescimento de todas as formas de violência urbana e rural tem sido avassalador. Enquanto o governo dá mostras de inércia no combate à criminalidade, Sergipe se destaca negativamente quanto aos impressionantes índices de violência. Até quando seremos obrigados a conviver com essa situação de horror e medo? O Poder Público precisa agir rapidamente para pôr um fim a este sinistro quadro que assola a população e envergonha a todos nós. Até porque essa incapacidade expõe a fragilidade da nossa política de segurança pública.

Caiu fora

O ex-deputado federal Bosco Costa (PDT) está à procura de um novo partido. Ele decidiu deixar o ninho pedetista porque não encontrou em sua direção nacional o apoio que desejava para disputar uma cadeira na Câmara Federal. Bosco tem até o próximo dia 5 para fazer nova filiação partidária sob pena de não poder participar das eleições de 2014.

Casa nova

E quem também troca de partido esta semana é a deputada estadual Maria Mendonça. Ela está deixando o PSB e deve anunciar amanhã a nova casa partidária. Será durante a plenária promovida pelos mais de 10 partidos comandados em Sergipe pelo dublê de político e empresário Edvan Amorim. Maria Mendonça entrou em rota de colisão com o PSB no início do ano passado ao votar na reeleição antecipada da presidente da Assembléia, Angélica Guimarães (PSC).

Doente

O colega Eugênio Nascimento publica no blog Primeira Mão a seguinte nota: “Em quase sete anos de mandato, o governador licenciado Marcelo Déda (PT) passou mais de 40% do período em tratamento de saúde. Os médicos detectaram que ele estava doente já a partir do final do primeiro mandato e de lá para tem levado a vida à base de internamentos, cirurgias e quimioterapias no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo”.

Dentro do mês

Até a próxima segunda-feira todos os servidores estaduais já terão recebido os salários de setembro. O pagamento da folha começa amanhã para os servidores da Educação e demais secretarias. Na segunda será depositada a grana do pessoal das fundações, autarquias, pensionistas e aposentados.

Buraco

O déficit da previdência estadual é igual a um buraco sem fundo. De acordo com a Secretaria da Fazenda, de janeiro a agosto passado a folha de aposentados e pensionistas consumiu R$ 397,2 milhões. Até o final do ano os gastos com previdência vão representar outros R$ 650 milhões. O governo precisa explicar porque insiste em continuar assumindo as despesas previdenciárias do Judiciário, Legislativo e Ministério Público.

Sem pito

E o líder do governo na Assembléia, deputado Gustinho Ribeiro (PSD), nega que tenha levado um puxão de orelhas do governador Jackson Barreto (PMDB). Segundo ele, na reunião do peemedebista com a bancada, terça-feira passada, não se tratou sobre a atuação dos deputados estaduais. “Discutimos sobre os contextos políticos e administrativos de Sergipe”, explica. Então tá!

Cimento

A fábrica de cimento Votorantim/Cimesa, em Laranjeiras, está sendo alvo de uma manifestação de seus trabalhadores. Eles exigem a reabertura da campanha salarial. Também protestam contra o fato de a Cimesa exigir dos empregados teste de bafômetro e demitir os “reprovados”. Segundo o sindicato da categoria, trata-se de uma prática arbitrária, pois a lei impede que se obrigue alguém a produzir prova contra si mesmo.

Turismo

Como parte das comemorações do Dia Mundial do Turismo (27), a Secretaria Estadual do Turismo promoveu ontem em Aracaju a entrega do troféu jornalista Sílvia Oliveira a pessoas e entidades que colaboraram com o desenvolvimento do setor em Sergipe. Falecida no ano passado, Silvinha dedicou grande parte de sua vida para disseminar e divulgar as belezas de Sergipe.

Novo partido

Criado oficialmente anteontem, o Partido Solidariedade nasce com uma bancada de 30 a 35 deputados federais. Segundo o fundador da legenda, deputado Paulinho da Força Sindical, além de causas trabalhistas, o Solidariedade terá como bandeira a defesa do setor produtivo. Em Sergipe, o novo partido será comandado pelo deputado federal Laércio Oliveira (PR).

Tráfico

Será aberta no próximo domingo a Campanha Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Selvagens. Promovido pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária, o trabalho visa conscientizar a sociedade para o combate ao tráfico de animais e impedir o avanço desse crime. Estudo mostra que 90% das espécies traficadas morrem antes mesmo de chegarem ao destino final. Uma lástima!

Do baú político

Apoiados financeiramente pelas Prefeituras de São Domingos e Canindé do São Francisco, os times de futebol destes municípios conseguiram, em 2009, chegar à primeira divisão do futebol sergipano. Num domingo, a equipe canindeense foi jogar em São Domingos, para alegria da torcida local, que lotou o acanhado estádio. Chamou a atenção dos atletas visitantes a cortesia dos adversários, que cederam a parte sombreada com campo para o aquecimento. Em meio aos exercícios, eis que um enorme buraco se abre sob os pés do jogador Lagoa, que caiu no meio de merda, chafurdou-se na fossa do estádio, construída às margens do gramado. Foi um Deus nos acuda. Precisaram usar uma escada para retirar o centroavante Lagoa do tanque de cocô fermentado. Só então, os jogadores do Canindé entenderam a ‘cortesia’ adversária.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários