Violência contra a mulher: TJ/SE já faz a parte dele

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O leitor deste espaço sabe o quanto os poderes constituídos são questionados, principalmente por falta de ações concretas de enfrentamento de diversos e antigos problemas. A violência contra a mulher é um deles, principalmente porque é um problema de sociedade machista.

Ontem, 05, o titular deste espaço teve a oportunidade de participar de uma roda de conversa, realizada pelo TJ/SE, através da coordenadoria da Mulher, que tem à frente a juíza Adelaide Moura, que está com uma programação  durante toda semana com o tema “A Justiça pela Paz em Casa”.

A Juíza Coordenadora da Mulher do TJSE, Adelaide Moura, e o diretor de Comunicação do Tribunal, Euler Ferreira, foram os mediadores da roda de conversa. Os convidados foram o titular deste espaço, a radialista Magna Santana, os professores Jonatas Menezes e Renata Malta, da UFS, e Valéria Bonini, da Unit. Também prestigiaram o evento profissionais da área de comunicação social e estudantes, além da Presidente do Conselho Estadual da Mulher, Edvaneide Paes.

Antes do debate foram apresentados dois documentários: ‘Que bom te ver viva’ e ‘Silêncio das inocentes’. A Juíza Adelaide Moura destacou que o objetivo da roda de conversa com a imprensa foi somar esforços para o combate à violência contra a mulher. “O jornalista é um formador de opinião em sua essência. Então, ele deve ter o conhecimento sobre o tema para que esse canal tão poderoso que é a mídia possa disseminar uma cultura de paz”, opinou a magistrada.

Para a professora Renata Malta, do Departamento de Comunicação Social da UFS, a violência contra a mulher acontece em vários níveis. “Com frequência, a mulher é apresentada como objeto na publicidade, uma área que estudo há muito tempo. Acho que deveria haver não só uma discussão, mas uma regulação em torno disso”, sugeriu. O professor Jonatas Menezes, do Núcleo de Pós-Graduação em Antropologia da UFS, enfatizou que a violência contra a mulher, doméstica ou não, é um padrão que precisa ser desconstruído socialmente.

A radialista Magna Santana também classificou o debate como oportuno. “É um assunto muito delicado, que às vezes não sabemos como lidar. Esse debate é uma oportunidade de refletirmos sobre essa violência e mostrarmos que podemos contribuir com a reflexão, educação e, principalmente, prevenção”, analisou Magna.

“Os meios de comunicação têm um papel fundamental na medida que proporcionam um debate acerca da violência contra a mulher”, completou o professor. Já Valéria Bonini, do Departamento de Comunicação Social da Unit, informou que a universidade oferece disciplinas de extensão que tratam de diversas questões sociais. “Essas disciplinas visam educar a comunidade, apresentando a ela diferentes tipos de problematização. A temática da violência é trabalhada como um todo e, inevitavelmente, a violência contra a mulher”.

Este jornalista volta a ressaltar a importância do tema e destaca o trabalho que vem sendo realizado pela coordenadoria da Mulher, que não é apenas na agilização dos processos, mas também externamente levando para as escolas e também com o lado lúdico.

A certeza é que para reduzir à violência contra a mulher é preciso duas frentes: a primeira uma rede capacitada que realmente funcione dando proteção e todo atendimento para a mulher.

E a outra, é mais profunda e longa, que é a educação para mudar o modelo machista ainda enraizado no país. É preciso uma educação de gênero, que seja plural e, sobretudo, mude os conceitos diferenciais, substituindo-os em respeito mútuo.  (com Dicom/TJSE)

Da Gênese da Liberdade
Na programação de ontem também do TJSE foi lançada no Centro Cultural de Aracaju (Praça General Valadão) a exposição “Da Gênese a Liberdade” com o artista plástico Antônio da Cruz.

Programação
Nessa quinta-feira, a programação da ‘Semana da Justiça pela paz em casa’ prossegue com oficina para oficiais de justiça do interior, no auditório da Ejuse, a partir das 8 horas. Na sexta, acontecerá o ‘Seminário Violência Doméstica contra a Mulher: construindo novos olhares’, no auditório do Palácio da Justiça, na Praça Fausto Cardoso, a partir das 8 horas.

Seis municípios pagaram a folha de julho dentro do mês
Até o momento o blog recebeu informações de que os municípios de Areia Branca, Capela, Carmópolis, Divina Pastora, Laranjeiras e Socorro pagaram todos os servidores (efetivos e comissionados) dentro do mês de julho. Chama a atenção Carmópolis que paga todo mês no dia 20.

Fundação Hospitalar de Saúde: não paga e vai licitar mais carros?
Chama a atenção do Ministério Público de Sergipe o edital de licitação da Fundação Hospitalar de Saúde para locação de cerca de 70 veículos. A Fundação não vem pagando as empresas prestadoras de serviços e vários fornecedores.  O blog recebeu algumas informações, mas só publicará quando tudo for comprovado.

Sefaz fiscaliza Ambev. Parabéns! Mas fica a pergunta: descobriram agora?
A Sefaz está fiscalizando a Ambev, caso parecido com sonegava da fábrica de cimento. Tudo normal e dentro da lei, porém, na defesa do governo, feita por alguns nas redes, foi que Jackson só tem sete meses de governo. A pergunta é: descobriram agora? Interessante que o Secretário da Fezenda e o mesmo desde setembro de 2013. Alguém deve esclarecimento porque não foi feito antes esta fiscalização.

Fertilizantes
Aliás, outra pergunta: o que a Sefaz espera para fiscalizar as “fábricas” de fertilizantes instaladas nos municípios de Rosário e Maruim. Tem cada história….

José Carlos Silva: história construída com uma base sólida
Foi sepultado ontem, 05, à tarde, em Aracaju, o empresário José Carlos Silva, com 78 anos. Casado como Maria de Fátima, deixou cinco filhos: Danusa, Carlos José, Jéssica, Ilana e Samara. Fundou a Cosil em 1965, antes de completar 28 anos de idade.

Testemunha
O titular deste espaço no início da década de morou por dois anos no Edifício Danusa, na rua da Frente, onde José Carlos Silva, também morava naquela época, com a família, na cobertura. Mesmo jovem estudante, o titular deste espaço foi testemunha que José Carlos Silva era um homem voltado para a família e soube criar os cinco filhos. Levou a Cosil para São Paulo e para Pernambuco e, com certeza, passou para o outro lado feliz, porque todos os filhos estão no caminho do bem, trabalhando e passando o legado moral e de seriedade deixado por ele.

Visão de futuro

O genro, o ex-prefeito Edvaldo Nogueira lembrou que José Carlos Silva ensinava para os filhos.  “A educação é para toda a vida, ninguém pode tirá-la de vocês. É o maior patrimônio que podem ter”. Edvaldo ressaltou que José Carlos estava afastado dos negócios, por força de acidente, há cerca de uma década. “Deixa forte legado de honradez e valores éticos, visão de futuro e dinamismo criador. O engenheiro José Carlos Silva, torna-se, desde já, referência para as atuais e futuras gerações”, disse.

Folha de Pagamento
“Sergipe está entre os três Estados do Brasil que tem o maior gasto de receita bruta de pessoal. Nossa receita bruta de pessoal corresponde a 77,3% da receita líquida. Temos que pagar a folha do servidor, mas temos também uma série de serviços que precisam ser ofertados à população e que não são despesa de pessoal”, disse o secretário Jeferson Passos ao ser entrevistado ontem por Gilmar Carvalho.

Manutenção
Ele lembrou que as viaturas precisam de combustível, por exemplo. “Temos que comprar remédio, exames, fazer manutenção de estradas. Um estado pequeno como Sergipe gastar mais de 2/3 da receita corrente líquida com despesa de pessoal é complicado. Nos últimos anos, aumentamos os gastos com o servidor público, através de alterações substanciais e merecedoras em carreiras. Ninguém aqui está colocando a culpa em aposentado ou servidor. O Estado vem fazendo uma política de valorização salarial, vem garantindo o pagamento de pensões e aposentadorias . Tivemos reajuste no magistério, polícia, agentes e isso tem que ser destacado”.

Escola de Simão Dias entre as melhores da rede pública
Agência Brasil – O Instituto de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou ontem, 5, as notas preliminares do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 por escola. Segundo o Inep, se consideradas as instituições de grande porte (com mais de 90 alunos que fizeram o Enem), onde mais de 80% dos alunos que também fizeram o exame cursaram todo o ensino médio (alto índice de permanência) e têm estudantes de nível socioeconômico baixo ou muito baixo, as dez mais bem colocadas escolas públicas do ensino médio estão no Nordeste.

Fatores
Janine explicou que o Ministério da Educação está valorizando três fatores nessa lista. O primeiro é o porte das escolas. “Elas têm geralmente uma nota menor porque lidam com uma complexidade de alunos, que é o mundo real. A escola grande prepara melhor o aluno para o mundo real, mesmo que ela pontue abaixo. Não podemos ignorar que uma escola pequena facilita o trabalho do professor, mas também forma um aluno menos apto a lidar com a complexidade crescente do mundo atual”, disse o ministro.

Fatores II
O Inep divide as escolas de um a 30 alunos, de 31 a 60 alunos, de 61 a 90 alunos e com mais de 90 alunos.O segundo fator determinante é o de permanência do aluno na instituição. Segundo Janine, há escolas que excluem alunos que não apresentam bom rendimento e absorvem os bons alunos por processos de seleção para o 3º ano. “Você excluir um aluno que está tendo notas ruins aumenta a nota da escola, mas também não é verdadeiro. Não está dando um desenho real de como a escola formou seus alunos, porque ela subtraiu informação”, explicou.

Colégio Estadual Dr. Milton Dortas, em Simão Dias
Veja abaixo o ranking das dez melhores escolas públicas dentro dos critérios do Inep (grande porte, indicador de permanência de mais de 80% e que atendem alunos de nível baixo ou muito baixo):
Escola Estadual de Educação Profissional Padre João Bosco de Lima, do Ceará
Escola de Ensino Fundamental e Médio Dep. Cesário Barreto Lima, do Ceará
Escola de Referência em Ensino Médio Coronel João Francisco, de Pernambuco
Escola de Referência em Ensino Médio João Pessoa Souto Maior, de Pernambuco
Escola de Referência em Ensino Médio Barão de Exu, de Pernambuco
Escola de Referência em Ensino Médio Padre Antônio Barbosa Júnior, de Pernambuco
Colégio Estadual Pedro Calmon, da Bahia
Colégio Estadual Dr. Milton Dortas, de Sergipe
Escola de Referência em Ensino Médio Senador Nilo Coelho, de Pernambuco
Escola de Referência em Ensino Médio Manoel Guilherme da Silva, de Pernambuco.

Entrevista “Batalha na TV”
Quem concedeu entrevista ao programa “Batalha na TV”, nesta quarta-feira, 05, foi o secretário municipal da Articulação Política e das Relações Institucionais, Juvêncio Oliveira. Além de falar sobre o retorno das atividades do Poder Legislativo, o secretário e articulador comentou sobre o cenário político nacional, contextualizando nossa capital, a partir do trabalho realizado pela gestão do prefeito João Alves Filho. Vale ressaltar que, durante a entrevista Juvêncio também pontuou o cronograma de atividades relacionadas ao Plano Diretor de Aracaju.

Motonetas: Agamenon destaca regulamentação
Mais uma vez o vereador de Aracaju Agamenon, PP, falou sobre a Lei sancionada pela presidente Dilma Rousseff que envolve os veículos de baixa cilindrada. “Quero mais uma vez manifestar minha satisfação com relação às motonetas no nosso país. Por motivo de segurança, foi muito bom que a presidente Dilma tenha sancionado essa lei que obriga o emplacamento desses veículos além da exigência da habilitação do condutor”.

Diminuição da violência
Para o vereador, a medida vai contribuir com a diminuição da violência no país, incluindo a cidade de Aracaju. “Tem sido muito  grande a reclamação dos órgãos de segurança, eles alegam que a maioria dos bandidos trafegavam em Aracaju com essas motonetas sem emplacamento e ficava difícil prender esse pessoal, a partir de agora terão que ser emplacadas, automaticamente a polícia vai ter mais condição de oferecer segurança à população”, acredita.

Iran Barbosa cobra convocação
o retorno dos trabalhos no Legislativo Municipal de Aracaju, o vereador Iran Barbosa, do PT, cobrou, a presença da secretária Municipal de Educação, professora Márcia Valéria Lira Santana, para prestar esclarecimentos sobre o Programa Municipal de Alimentação Escolar. O Requerimento nº 1.075/2014, convocando a secretária, de autoria do parlamentar, foi protocolado na Câmara no final de 2014 e aprovado,depois de muitas cobranças do petista, em 9 de junho deste ano.

Artigo
Iran Barbosa lembrou à Mesa Diretora da Casa que o Artigo 91, Inciso 21, da Lei Orgânica Municipal prevê que uma das atribuições privativas da Câmara Municipal é "convocar secretários, administradores distritais, administradores regionais, diretores de órgãos públicos, fundações e empresas públicas para prestarem esclarecimentos sobre assunto previamente determinado no prazo de 15 dias, sob pena de crime de responsabilidade".

Projeto "O Augusto Franco é mais Saúde" atrai centenas de pessoas
Foi lançado na noite da terça-feira, 4/8, o projeto "O Augusto Franco é mais Saúde ”. O evento aconteceu na quadra da Praça da Juventude e contou com grande adesão da comunidade, atraindo todas as gerações. Somente hoje, cerca de duzentas pessoas participaram das atividades."Esse projeto vem aprimorar a Ginástica Noturna, que já beneficia a comunidade desde janeiro de 2013, trazendo mais dias de atividades físicas com a caminhada, clube da corrida, tudo isso acompanhado por professores de educação física, nutricionistas e psicólogos, com participação totalmente gratuita", disse o vereador Max Prejuízo (PSB), idealizador do projeto.

Conscientização da importância da atividade física
O vereador explicou que o principal objetivo do "Augusto Franco é mais Saúde ”, é conscientizar as pessoas quanto à importância da prática regular da atividade física, juntamente com a alimentação saudável, para a melhoria da qualidade de vida.Confira o cronograma de atividades do projeto:Segundas-feiras: Ginástica Noturna, às 19h, no Mercado do AF;Terças-feiras: Ginástica Noturna, às 19h, na Praça da Juventude;Quartas-feiras: Caminhada e clube da corrida, às 19h, Avenida Canal 4, em frente a Farmácia Moura;Quintas-feiras: Ginástica Noturna, às 19h, na Praça da Juventude;Sextas-feiras: Caminhada e clube da corrida, às 19h, na Avenida Canal 5, em frente ao Condomínio Mar Azul.

Eleição direta no TJSE: Amase atende a mais de 90% dos magistrados
A Amase – Associação dos Magistrados de Sergipe – mais uma vez,  luta pela eleição direta para Mesa Diretora do Tribunal de Justiça de Sergipe. No final da manhã desta quarta-feira, a associação apresentou nova proposta de Emenda Regimental ao Tribunal Pleno do TJ/SE visando  implementar a adoção do voto direto, por todos os magistrados, para escolha dos integrantes da Administração do Tribunal,  exceto o cargo de Corregedor Geral.

Escolha democrática
Segundo o presidente da Amase, juiz Gustavo Plech, não se trata apenas de democratizar a estrutura administrativa do Poder Judiciário, mas, principalmente, de se permitir a escolha daquele Membro do Segundo Grau que, para a maioria dos demais integrantes da magistratura,  apresente-se como o melhor gestor e administrador da coisa pública, o que necessariamente reverterá em prol dos serviços judiciais postos a disposição da população, à medida em que os recursos sejam carreados com foco para os setores mais necessitados.

Banese oferece cursos online de educação financeira
O Banco do Estado de Sergipe (Banese), através de uma parceria com a Icatu Seguros e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), está oferecendo aos seus clientes uma série de cursos online de educação financeira. Os cursos são gratuitos e podem ser feitos com certificado de conclusão da FGV ou sem o certificado. De modo simples e didático, eles ensinam como organizar o orçamento familiar, planejar a aposentadoria e realizar os melhores investimentos, gastando conscientemente e fazendo render o seu dinheiro.

Plataforma
Os cursos fazem parte da Plataforma do Conhecimento da FGV e integram a proposta da Universidade Corporativa Banese (UCB), que será lançada em breve pelo banco, tendo a modalidade de Educação a Distância (EAD) como principal ferramenta para a disseminação de conhecimentos corporativos entre os colaboradores da empresa. O link para acesso ao serviço é http://hotsite.icatuseguros.com.br/educacaofinanceira/banese  .

Valor
Para o superintendente Financeiro do Banese, Daniel Viana Munduruca, trata-se de uma iniciativa que agrega bastante valor para os clientes, pois além de auxiliá-los na organização do orçamento familiar e no alcance dos objetivos de investimentos, ainda atende à proposta inovadora da educação financeira, por meio da oferta dos cursos de uma instituição de referência, como a FGV, de forma gratuita e com a emissão de certificado.

Iate Clube
O Iate Clube estará celebrando em grande estilo seus 62 anos, será dia 22 de agosto a partir das 21h30. As atrações que animarão esta brilhante festa: Metais Geniais e Orquestra Super Oara de Pernambuco, será um grande baile bem ao estilo "Anos Dourados". Adquira sua mesa, será "All Inclusive". Contato: 3211-9623.

Exposição de fuscas encanta clientes no Shopping Prêmio
Até o próximo dia 16, os amantes dos clássicos de quatro rodas poderão conferir na praça de eventos do Shopping Prêmio uma exposição com 11 exemplares do carro que marcou  uma geração e que até hoje conquista e atrai admiradores pela personalidade. Os veículos fazem parte Associação dos Fuscas de Sergipe (Afuse), que foi criada em 1998 e atualmente conta com 14 amigos que têm em comum a paixão pelo primeiro modelo de automóvel criado pela  Volkswagen.A exposição está aberta ao público durante o horário de funcionamento do shopping e o acesso é gratuito.

Tototós do Rio Sergipe
A cultura das embarcações tototós, que durante anos foram responsáveis pela travessia Aracaju/Barra dos Coqueiros, foi resgatada e registrada em uma exposição fotográfica e um livro, que serão lançados no próximo dia 11 de agosto, a partir das 19h, no Museu da Gente Sergipana. A exposição intitulada “Tototós do Rio Sergipe” e o livro “Tototós – embarcações tradicionais do estuário do Rio Sergipe” foram feitos acompanhando o processo de reforma dos tototós, realizado de maneira artesanal pelos próprios totozeiros. A iniciativa é comandada pelo Iphan, Alphaville Urbanismo e Fundação Alphaville.

CPI do Futebol
Depois de marcar mais um tento, agora fora de campo, o senador Romário, que desmascarou seus detratores no caso de conta secreta no exterior,comandou, na última terça-feira,, na condição de seu presidente, a primeira reunião da CPI do futebol, na qual pretende ouvir depoimentos de dirigentes da entidade máxima do nosso futebol, de dirigentes de clubes e das federações estaduais (26), mais o Distrito Federal. As federações estaduais, que constituem, juntamente com os clubes da série A do campeonato brasileiro o Colégio Eleitoral, são, em sua grande maioria, eleitores de carteirinha do candidato oficial da vez.

CPI do Futebol II
A inclusão dos clubes da série B, um fato auspicioso, pois oxigenaria o processo de escolha na CBF, ampliando a composição dos que se opõem aos arcaicos métodos postos em prática pela entidade MATER ET MAGISTRA do nosso esporte bretão, foi, de pronto, rechaçada pela famosa bancada da bola, formada pela vanguarda do atraso, com a presença de grandes representantes do chamado baixo clero no Congresso Nacional, os quais sempre colocam, acima de tudo, seu interesse pessoal, esquecendo-se de seu compromisso inalienável com o bem da comunidade, com a nação, enfim, com os pobres eleitores. Marcadas pra o dia 26 de fevereiro do próximo ano, ainda resta um fio de esperança no sentido de que haja uma intensa renovação, através do surgimento de uma liderança que possa, de fato, conduzir o nosso futebol, paixão do povo brasileiro, a um porto seguro. Chega da oligarquia dos paulistas e cariocas. Há, no Brasil, inúmeros desportistas efetivamente dedicados a essa árdua missão.

70 Anos
Comemorados ontem, em várias partes do mundo, os 70 anos do fim da segunda guerra. Principalmente nos EUA e no Japão.

União nacional
O vice-presidente Michel Temer fez importante pronunciamento, exortando a necessidade de uma união de todos os setores, com destaque para os parlamentares, visando ao enfrentamento político e econômico que é a tônica, na atualidade brasileira.

Protestos
Continuam, em diversos estados do Brasil. Fatiamento (divisão) do pagamento dos salários é o foco central dos manifestantes, a maioria formada pelos servidores públicos.

Bradesco x Itaú
Após a conclusão da compra das operações do HSBC no Brasil, o Bradesco vai superar o Itaú no atendimento com faixa de renda superior a 10 mil reais.

Efeito estufa
O presidente Barack Obama lança programa especial para tentar conter o efeito estufa.

Bibi canta Sinatra
Com 93 anos de idade, recuperada de infarto, volta com o seu show Bibi canta Sinatra.

Vendas caem
Vendas de veículos caem 23 por cento, pior resultado em julho, desde 2007.

Taça Libertadores da América
O River Plate venceu o segundo jogo das finais, em partida realizada no Monumental de Ñuñes, na capital argentina, por 3 X 0, voltando a conquistar a Taça Libertadores, a principal competição do continente sul-americano. O Tigres, do México, não atuou como vinha fazendo nas últimas partidas.

Estanciano continua na bronca
O Canarinho do Piauitinga prossegue bastante contrariado. O motivo é a demora na liberação do Estádio Augusto Franco, o que impede que o time jogue com o apoio de sua vibrante torcida.

Um pouco de história – 1945 – termina a segunda guerra mundial
O conflito acaba com a derrota da Alemanha nazista de Adolf Hitler, da Itália fascista de Benito Mussolini, e do Japão, do imperador Hiroíto. Após o conflito, há um enfraquecimento dos países europeus e a emergência de duas potências no cenário mundial: Estados Unidos e União Soviética. Com a derrota, Hitler se suicida em Berlim, capital alemã, antes de ser capturado pelas forças soviéticas. A explosão das primeiras bombas atômicas da história, em Hiroshima (06.08) e Nagasaki (09.08), no Japão, marca o final marca o final II Guerra Mundial. É fundada a ONU, com o apoio de 51 países. O primeiro-ministro britânico, Winston Churchill renuncia ao cargo após a derrota de seu partido, o Conservador. O escritor britânico   GEORGE ORWELL, lança o livro A REVOLUÇÃO DOS BICHOS, obra que faz uma alegoria crítica ao regime stalinista implantado na União Soviética. No Brasil, Getúlio Vargas renuncia, em 29 de outubro, sob pressão de manifestações populares. É o fim da ditadura do Estado Novo.

PELO TWITTER

www.twitter.com/flavaofraga  O inimigo usa pessoas ou situações p/ tentar destruir pessoas. Lutemos e depositemos toda nossa fé em Deus! Nenhum mal subsistirá a verdade!

www.twitter.com/www.twitter.com/RealKajuru  Seria a solidão? Ricardo Teixeira promete um furo mundial. Seria contra Rede Globo, FIFA, venda de Copa. Ou ele vai se matar?

www.twitter.com/thomasdamidia  Se houvesse algum meio de voltar atrás, nós nunca aprenderíamos a seguir em frente.

www.twitter.com/JorgeRibeiroSE  @BlogClaudioNun caso das Subvenções, só salvam os deputados que entraram em 2015…o resto está envolvido independente de partido.

www.twitter.com/pablovillaca  Esta é a questão central para a esquerda hoje: temos que defender um governo imperfeito por sabermos que a alternativa era MUITO pior.

NOTA DE PESAR -ASEOPP

A ASEOPP – Associação Sergipana dos Empresários de Obras Públicas e Privadas, em nome de sua diretoria e associados, manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento do Engenheiro José Carlos Silva, ao tempo em que se solidariza com toda a família enlutada.

O empresário José Carlos Silva, um dos pioneiros da construção civil no estado de Sergipe, fundou a Cosil Construções há aproximadamente 50 anos partindo do zero e construiu um nome de respeito e credibilidade em nosso Estado.

Nossas sinceras condolências.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun
 
Frase do Dia
“A questão da transformação, eu acho que continua. Não escrevo nada que não vá transformar…”Gianfrancesco Guarnieri, diretor e ator cinematográfico e de telenovelas italiano, radicado no Brasil, nasceu em 06 de Agosto de 1934 e morreu em 2006.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais