Violência Sexual? Dirija-se logo à MNSL

Uma das funções da Maternidade Nossa Sra. de Lourdes, unidade gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde, é assegurar atendimento e oferecer orientação às vitimas de violência sexual, que é hoje um problema grave. O serviço funciona durante todo o dia, inclusive à noite, e atende pessoas de ambos os sexos. De janeiro a dezembro do ano passado foram contabilizados 253 atendimentos à vítimas de violência sexual, contra 291 em 2017, o que indica uma tendência de queda. A Coordenadora do Pronto Socorro da Maternidade, Sra. Lourivânia Melo Prado, diz que é expressivo o número de menores violentados que ficou em 191 vitimas no universo dos 253 atendimentos realizados o ano passado. A maior incidência dos casos de abuso sexual, de janeiro a dezembro de 2018, ocorreu entre jovens menores de dezoito anos, em sua maioria do sexo feminino. Contra maiores, foram registrados 262 ocorrências. Os tipos de violências mais comuns foram o abuso e o estupro. O abuso sexual praticado contra crianças pode ocorrer na família, através dos pais, padrasto, irmão ou outro parente qualquer. O ideal seria a vítima procurar a MNSL imediatamente, porque a profilaxia contra gravidez indesejada e contra as doenças sexualmente transmissíveis pode ser prescrita em tempo hábil. No caso da administração do antirretroviral, coquetel contra o vírus HIV, causador do vírus da AIDS, pode ser feita em até 72 horas. Sobre a violência contra menores, a enfermeira Lourivânia observa que é alarmante. Ela lamenta que a faixa etária mais molestada seja a de 2 a 10 anos de idade, sendo que, na maior parte dos casos, a agressão é praticada por familiares. O ideal é que a vítima procure a MNSL imediatamente, porque a profilaxia contra a gravidez indesejada e contra as infecções sexualmente transmissíveis pode ser píveis pode ser prescrita em tempo hábil”. Ela explica que no caso da administração do antirretroviram, coquetel contra o vírus HIB, causador da AIDs , pode ser efetuada em até 72 horas. A MNSL funciona 24 horas todos os dias para atendimento às vítimas de violência sexual com uma equipe assistencial composta de médicos, assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos, técnicos de enfermagem, preparados para realizar atendimento com qualidade.

Detran já demitiu a intrusa

A Diretora-Presidente do Departamento Estadual de Trânsito, d. Luciana Cândida Deda Chagas de Melo, encaminhou ao escriba cópia de portaria demitindo a Janaína Ramos de Menezes Costa do cargo em comissão de Chefe da Assessoria Geral de Comunicação e Marketing do órgão, lotada no gabinete da diretora-presidente. Foi consequência de uma notícia deste blog, que informou a nomeação dela para o cargo, embora não seja formada em jornalismo. Tão logo soube do fato, a diretora-presidente do Detran providenciou a saída da jovem. No que agiu com correção, certamente…

Projeto de Emília vira Lei

A vereadora Emília Corrêa anda toda satisfeita: é que um projeto seu acaba virar Lei, sancionada pelo Prefeito Edvaldo Nogueira no último dia 27. A Lei 5.154 proíbe a remarcação do prazo de validade dos produtos fabricados e comercializados no município de Aracaju. A infração ao dispostos na Lei implicará na proibição da venda, lota ou até estoque cujo prazo de validade tenha sido adultado ou etiquetado, além do estabelecimento comercial sofrer sanções. A multa deverá ser aplicada pelo Procon Municipal e destinada ao Fundo Mundial em Defesa do Consumidor.

Traído pelo discurso

O vereador de Itabaiana, Vardo da Lotérica, diante do vazio do poder, assumiu a Presidência da Câmara Municipal de Vereadores em dias da semana passada. Não durou muito: pronunciou um discurso e deu entrevista a repórteres de televisão, carregando nos “rr”. Quer dizer, para cada dez palavras pronunciadas, onze estavam erradas. Ele já foi defenestrado e assumiu a presidência da Casa, quem de direito. Vardo da Lotérica foi candidato, nas últimas eleições, a deputado estadual. Perdeu a cadeira no Legislativo por causa de poucos votos. O que nos livrou de mais um parlamentar folclórico no Poder Legislativo.

Gualberto deixa a liderança

O deputado Francisco Gualberto já fez chegar ao governador Belivaldo Chagas a sua vontade de não mais retornar à liderança do Governo. Gualberto é líder do governo desde os tempos de Marcelo Deda governador do Estado. Cansou. Agora, espera que o governador Belivaldo encontre um outro parlamentar que o substitua. Difícil vai ser encontra alguém com sua competência. Se um dos dois candidatos fortes à Presidência da Casa, quiser inclui-lo como Vice-Presidente ele até que topa.

Falou o que não devia

Os bolsonaristas estão em lua de mel com seu ídolo, o Presidente Jair Bolsonaro. Um deles nos dizia: “Tá vendo, até agora não ocorreu uma crise nas hostes do governo”. Não chega a ser uma verdade total. Porque crise já houve, provocada pelo mesmo Bolsonaro, ao anunciar de público que o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) iria sofrer um reajuste. A equipe principal de Bolsonaro ficou perdida. O Ministro da Economia, Paulo Guedes, por exemplo, recolheu-se a uma inexplicável mudez. Não falou com ninguém não comentou nada disso com ninguém. O Ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, foi obrigado a vir de público, dizer que o Presidente cometera um equívoco. A papelada que ele assinara não tinha nada a ver com aumento de imposto, muito menos o do IOF. Um fora homérico de Bolsonaro…

Mudança no secretariado

O Prefeito Edvaldo Nogueira está disposto a encarar uma reforma no seu Secretariado. Ele não diz, mas em verdade é para reforçar a retaguarda com vistas as eleições municipais do próximo ano. Claro ainda está muito longe, mas como já tem muitos candidatos à vista, é preciso reforçar o time para enfrentar as urnas…

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais