Vivo,Déda citaria Mandela: invés do fogo num país em implosão,diálogo

            Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

 

Vivo, Déda lembraria Mandela: ao invés de acender o fogo num país em implosão, buscou o diálogo.


Ainda bem que o artigo de ontem, 1, continuidade do dia anterior sobre a necessidade do fim da polarização no Brasil para se chegar a uma pacificação, foi elogiado por muitos, inclusive por alguns petistas que, ao contrário de outros, não assumiram a capa da hipocrisia, mas defendem uma alternativa sensata neste momento delicado da democracia brasileira.

Em seus discursos, o eterno professor Marcelo Déda gostava de citar Mandela. Quem fala do legado de Déda deve lembrar de suas palavras e de sua urbanidade na política. Não basta só lembrar o que ele disse, é preciso difundir. Com certeza, a mensagem de Déda, neste momento, seria a da paz e ele a encontraria na política a forma de alcançá-la.

Ao invés de odiar os adversários por conta dos 27 anos de prisão, Mandela buscou diálogo com os adversários – apertou a mão do líder que o aprisionou – para acabar com os conflitos étnicos na África do Sul. Mesmo presidente, abriu mão do segundo mandato. “Mandela ensinou que o melhor caminho para a paz é o perdão e o entendimento”, disseram muitas lideranças mundiais. Mandela jamais foi revanchista.

Ainda bem que vários amigos petistas entenderam a direção das reflexões deste espaço. A questão não é de Lula retornar ao poder neste momento. Não é uma questão ideológica. É não acender mais ainda a polarização e a extrema radicalização no Brasil. Ou alguém pensa que se Lula ganhar a eleição tudo voltará à normalidade? Não voltará!

O que choca é ver alguns petistas, então cordatos e coerentes, assumirem um comportamento raivoso, similar ao que faz o gado bolsonarista. É chocante, inclusive destilando ódio contra este pequeno espaço que sempre teve uma posição ideológica clara.

Déda, neste momento, defenderia os ensinamentos de Mandela: reconstruir o país com novos nomes. Um nome que justifique uma candidatura ao nível que o Brasil precisa hoje. E isso passa por diálogo, desprendimento, negociação e conciliação.

Lula ou Bolsonaro dividem o país e mantêm um clima de guerra sem fim. Isso não é bom. O ódio apenas destrói. Mandela jamais foi revanchista.

Policiais sergipanos decretam estado de alerta A Assembleia Geral do Movimento Polícia Unida contou com a adesão de centenas de profissionais de segurança pública de Sergipe, todos em prol da luta constitucional pelo adicional de periculosidade. Na tarde desta quinta-feira, 1º, policiais civis, policiais militares e bombeiros militares votaram e deliberaram as próximas ações do Movimento e o estado de alerta foi decretado.

Policiais sergipanos decretam estado de alerta II A assembleia que tinha o objetivo de decidir conjuntamente os próximos passos do movimento pelo direito ao adicional de periculosidade recebeu uma resposta maior do que esperava. “A assembleia superou toda e qualquer expectativa. A categoria atendeu prontamente o chamado, o que nos comunica que os colegas estão de fato engajados no movimento. É gratificante ver que os policiais e bombeiros sergipanos alcançaram essa maturidade política. Se havia algum receio ou torcida da parte de quem quer que seja de o movimento fracassar, hoje não subsiste mais. Iremos vencer essa luta”, explica o delegado Isaque Cangussu, presidente da Adepol/SE.

 Estado de Alerta Os demais pontos da pauta também foram aprovados: decretação de estado permanente de alerta; a caminhada passiva até o Palácio dos Despachos; agendamento de homenagem aos colegas mortos e feridos em razão da Covid-19 e da condição de policial ou bombeiro; e próximos atos. O estado de alerta é um conjunto de medidas tomadas em circunstâncias que implicam a prontidão dos meios de proteção civil e das forças e serviços de segurança. Com a aprovação na assembleia de hoje, os policiais civis e militares e bombeiros militares permanecem em alerta para agir na hora que for necessário.


       
Fala Brasil: denúncia contra delegado de Sergipe repercute na Record Nacional Do site R7: O detento afirma que pagou a quantia a Fábio Santos Santana para dormir no alojamento dos policiais civis e não ser transferido para o presídio. A Corregedoria da Polícia Civil investiga um delegado suspeito de corrupção depois que denúncias foram feitas por um estelionatário preso na delegacia onde o homem era titular, no interior de Sergipe. O detento afirma que pagou R$ 12 mil para dormir no alojamento dos policiais civis e não ser transferido para o presídio. Acompanhe na reportagem exclusiva de André Azeredo! O vídeo da matéria aqui, inclusive com a defesa do delegado.

 

Itabaiana e a aprovação maciça de Adailton Sousa e de sua administração Este espaço é taxativo em relação a uma opinião clara que sempre foi emitida aqui: pesquisas eleitorais, ainda mais em anos eleitorais e, pior ainda, quando próximas das eleições, não deveriam ser publicadas ou, no mínimo, serem extremamente fiscalizadas em caso de publicação. Mas no caso de pesquisas de opinião que avaliam o andamento das gestões, além de necessárias para as próprias administrações e seus responsáveis, o conhecimento público também é positivo, pois mostra que a decisão popular no voto, quando acertada, tem seus efeitos durante o mandato em questão. E é isso o que se percebe a partir de pesquisa realizada pelo Instituto Opinião em Itabaiana.

Itabaiana e a aprovação maciça de Adailton Sousa e de sua administração II A consulta popular ocorreu na primeira quinzena de junho e mostra que a administração atual da prefeitura itabaianense, a cargo de Adailton Sousa (PL), é aprovada por ampla maioria após os seis primeiros meses. Nos detalhes dos números, a gestão é considerada Ótima para 16,2%; Boa, 39,2%; Regular, 21,3%; Ruim, 9,4%; Péssima, para 6,3%; Não Soube/Não Respondeu, 7,6%. Somando-se os índices de ótimo, bom e regular, a gestão de Adailton chega a 76,7% de aprovação. E o desempenho do prefeito também é amplamente aprovado: 70,1% aprovam seu jeito de governar; 19,3% desaprovam; e Não Soube/Não Respondeu, 10,6%.

Itabaiana e a aprovação maciça de Adailton Sousa e de sua administração III Como Itabaiana respira política, é muito provável que a oposição tente questionar o resultado fazendo comparação com o ex-prefeito Valmir de Francisquinho (PL), que encerrou seus oito anos de gestão com cerca de 89% de aprovação. Mas o que desmonta na hora esse argumento pífio é um fato: ao final de seus primeiros seis meses de gestão, isso lá em 2013, Valmir também apresentava números de aprovação muito semelhantes aos que Adailton apresenta agora. Com pelo menos mais três anos e meio pela frente, se seguir trabalhando no ritmo atual, não será surpresa se Adailton Sousa também seguir os caminhos de seu líder político e principal apoiador, Valmir de Francisquinho. Uma coisa é certa: por ter sido secretário de Valmir desde o primeiro dia da gestão do ex-prefeito, a “escola” que Adailton frequentou foi das melhores. E a sua aprovação neste momento demonstra isso.

Santana do São Francisco: aprovação de 88,9% para o prefeito Uma pesquisa do Instituto Padrão divulgada ontem, 01, revelou que o prefeito de Santana do São Francisco, Ricardo Roriz (PSD), tem hoje a melhor avaliação entre os gestores do interior de Sergipe, com 88,9%, somando entrevistados na Zona Rural e na Sede do município. Analisando somente a sede do município, o dado é ainda mais positivo: 93,5% das pessoas aprovam a forma como Roriz vem gerindo a administração.

Índices A pesquisa foi responsável por entrevistar 485 santanenses, com índice de confiabilidade em 95%, durante o dia 29 de junho, quando as equipes estiveram em campo nos povoados Saúde, Brejo da Conceição, Cohab e na cidade. Entre outros dados apontados no estudo, encontra-se a avaliação por parte de 89,7% dos santanenses de que a situação do município melhorou após o retorno de Ricardo Roriz ao cargo de prefeito. Também se destaca o fato de que 69,8% dos entrevistados avaliam a situação dos postos de saúde como ótima e boa. O feedback prova a boa gestão do prefeito perante à Saúde Pública neste momento de pandemia da Covid-19, com melhorias no atendimento à população via postos de saúde.
     
Referência do ensino de Sergipe para todo o mundo E o deputado federal, Laércio Oliveira, PP, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac em Sergipe, recebeu a visita do reitor da Universidade Tiradentes (Unit), Jouberto Uchôa. “O professor Uchôa, como trato carinhosamente, está a frente de uma das maiores e mais conceituadas instituições de ensino superior de Sergipe, que hoje também é uma marca conhecida fora do Brasil, com muito orgulho para nós sergipanos”, destacou o parlamentar que disse que na visita de cortesia teve a oportunidade de conversar sobre o atual cenário nacional e aprender com a sapiência do professor Uchôa.


Nova base O deputado federal Laércio Oliveira prestigiou a inauguração da nova base do grupo Cavalo Marinho, no Distrito industrial de Nossa Senhora do Socorro. Também participam o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, José Augusto Carvalho, e o Diretor Presidente da Codise, José Matos Lima Filho.

Cristinápolis: Diná Almeida cita reivindicações em benefício do município Ontem, 01, a deputada Diná Almeida lembrou em suas redes sociais suas ações mais recentes em prol do município de Cristinápolis. A parlamentar falou de sua visita ao presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em Sergipe, Waldoilson Leite. Na oportunidade, reivindicou melhorias e soluções para o saneamento básico e para a criação e revitalização de poços artesianos no município. Diná também pediu ao Governador do Estado, Belivaldo Chagas, que diversas ruas de Cristinápolis sejam asfaltadas o mais breve possível. “Eu peço e sigo cobrando. Vou acompanhar inclusive essa questão do asfalto, porque é algo que interfere diretamente na qualidade de vida da população”, frisou a deputada.


Covid-19 – Atendimento presencial nas Procuradorias e Promotorias de Justiça do MPSE segue suspenso até 30 de julho  O Procurador-Geral de Justiça, Manoel Cabral Machado Neto, e o Corregedor-Geral do Ministério Público de Sergipe, Eduardo Barreto d’Avila Fontes, expediram nova Portaria Conjunta nº 1.278/2021, que dispõe sobre as medidas de prevenção ao contágio pelo Coronavírus (Covid-19) nas Unidades do MPSE. A nova Portaria suspende, até o dia 30 de julho, o atendimento presencial pelas Procuradorias e Promotorias de Justiça que atuam no Edifício-Sede na capital, Subsedes do Ministério Público de Sergipe no interior do Estado, e nos Fóruns, ressalvados os casos urgentes e graves. Quando a Unidade Ministerial se localizar em prédio do Poder Judiciário, o atendimento presencial das Promotorias de Justiça deverá observar as restrições impostas pelo Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE).

Regime diferenciado A Portaria também autoriza, excepcionalmente, até o dia 30 de julho, respeitando o horário de expediente ordinário (07h às 14h), o regime diferenciado de trabalho remoto de forma integral (home office) para os membros, servidores e estagiários do MPSE, lotados nos Órgãos de Execução, ressalvados os casos urgentes e graves, em que a presença do membro e/ou servidor do Ministério Público seja necessária. As medidas contidas na Portaria podem ser revistas a qualquer momento pela Procuradoria-Geral de Justiça e pela Corregedoria-Geral do Ministério Público, no sentido de sua manutenção, alteração ou revogação. O MPSE orienta ao cidadão que continue utilizando a Ouvidoria como canal de comunicação e envio de demandas. Telefone – Ligue 127 (segunda a sexta-feira, das 7h às 13h). E-mail – ouvidoria@mpse.mp.br Site – denúncia online.

Aprovação de Piso Salarial e jornada de 30h da Enfermagem Ontem, 30, a vereadora Professora Ângela Melo (PT) participou do Ato Público, realizado na porta do HUSE, em defesa do Projeto de Lei 2564, que estabelece o Piso Salarial e Jornada de 30h para enfermeiras, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras. “Qual família brasileira não precisou de uma enfermeira desde o início da pandemia? Quantas não foram as enfermeiras, técnicas e auxiliares que ficaram expostas à contaminação por covid para salvar vidas?”, perguntou a parlamentar, ressaltando a importância dessas trabalhadoras e trabalhadores para a sociedade.

Dados Mas se a pandemia de covid-19 não deixou dúvidas sobre o papel de profissionais de Enfermagem para o país, a vereadora lembrou que os dados evidenciam uma crueldade no que diz respeito às condições de trabalho a que estão submetidos. Um dos dados mencionados por Ângela, fruto de um estudo do DIEESE, aponta que a categoria da Enfermagem teve uma perda salarial de 11% durante a pandemia.

Dados II Além disso, conforme levantamento do Conselho Federal de Enfermagem, mais de 500 enfermeiras, técnicas e auxiliares de enfermagem já morreram por coronavírus no Brasil. “Esses dados não deixam dúvidas que temos ainda um caminho pela frente para garantir respeito e valorização aos trabalhadores e trabalhadoras da Enfermagem, que trabalham em média 44 horas por semana, sem direito a um piso salarial, sem insumos e sem proteção necessária. Por isso, o meu apelo para que o Senado vote e aprove o PL 2564”, enfatizou.

Campanha Prato Cheio e Coração Aquecido A Campanha “Prato Cheio, Coração Aquecido”, realizada pela Cooperativa dos Anestesiologistas de Sergipe (Coopanest-SE), em parceria com o Hospital de Cirurgia, conseguiu arrecadar, no total, mais de 4 toneladas de alimentos e com isso foram montadas 674 cestas básicas para doação. Além disso, um montante de mais de 400 bolsas de roupas também foram arrecadadas. A campanha, realizada entre os dias 31 de maio e 10 de junho, teve o objetivo arrecadar roupas e alimentos não perecíveis, para serem doados às pessoas em situação de vulnerabilidade social devido à pandemia da Covid-19.

Doações As doações serão para a Comunidade Católica Servos e Servas da Santíssima Trindade (que atende famílias do bairro Santa Maria), Associação Amigos da Oncologia (para as famílias assistidas), Centro Social Santa Teresinha (que atende ao bairro Coqueiral), Espaço de Arte e Cultura Diácono Paulo André (que atende ao bairro Soledade) e o Instituto Joanna de Angelis (no bairro Santa Maria). Vale ressaltar que na divulgação anterior, equivocadamente a Instituição Amigos do Bem foi citada como contemplada nesta campanha, registramos aqui que apenas instituições de Aracaju foram beneficiadas. Pedimos desculpas pelo erro e ressaltamos ainda o importante trabalho social desta instituição em São Paulo.

Novas campanhas De acordo com o anestesista e membro da Coopanest-SE, Roberto Mellara, a cooperativa pretende continuar a campanha com a parceria de outros hospitais. “Consideramos a Campanha ‘Prato Cheio, coração Aquecido’ um sucesso. Nós pretendemos buscar parceiras com um outro grande hospital da capital sergipana para iniciarmos nova campanha em setembro e outubro. Não apenas para arrecadar cestas básicas e roupas, mas também arredar brinquedos e distribuir para as crianças no período do Natal”, informou Mellara, agradecendo a parceria de toda a equipe do Hospital de Cirurgia nesta campanha.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018
         
Umbaúba: Secretário de Saúde Pato Maravilha e sua esposa, são investigados por enriquecimento ilícito. Confira! Deu no site Xexo Sergipano: Pré-candidato a deputado estadual e secretário de saúde de Umbaúba Pato Maravilha e sua esposa Dayse Santana, são investigados por enriquecimento ilícito.As investigações apontam que eles promoveram pagamento superfaturados e fraudaram diversas licitações pelo fundo municipal de Saúde junto com alguns empresários de diversos setores. Algumas empresas que estão também sendo investigadas são o Posto de Molas e Borracharia São João LTDA e o Auto Posto Reforço II LTDA pela quantidade de pagamentos absurdos e o número de denúncias recebidas.



Maceió, minha sereia Um famoso religioso sergipano foi visto e fotografado, recentemente, na capital alagoana. Será que o religioso anda muito cansado e foi respirar os ares de Maceió, a terra da sereia? Nada do que uns dias de férias para relaxar, enquanto os pobres estão em casa se prevenindo da covid-19 e lutando para colocar um prato de comida na mesa.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



PELO TWITTER

www.twitter.com/InstMarceloDeda O valor da Igualdade. Estrela brilhante #DédaEterno


www.twitter.com/ThalesBrandao É insustentável a relação de consumo com a @energisa – passamos uma noite desesperadora – nossos equipamentos eletrônicos piscando iguais as árvores de Natal. Diante dos fatos – estamos abraçados com um prejuízo do notebook dos meus filhos que parou de funcionar.

www.twitter.com/frednavarro Bolsonaro está desafiando a paciência do todo-poderoso com esse papo de que “Só Deus me tira daqui”. Uma hora isso cansa.

www.twitter.com/afonsoborges “O vídeo é o atestado definitivo da miséria ética em que a Nação se deixou encarecerar. (…) Eu só sou livre se souber que, como autoridade pública, não tenho o direito de remover uma só peça dos trajes de uma criança”. Texto inafiançável de @EugenioBucci_ no Estadão. A.



Siga Blog Cláudio Nunes:         

Instragram

 Facebook

 Twitter




Frase do Dia
“Escrevo sem pensar, tudo o que o meu inconsciente grita. Penso depois: não só para corrigir, mas para justificar o que escrevi.” Mário de Andrade.



O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais