Voto útil em Lula beneficiará Rogério

A campanha pelo voto útil no presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai ajudar a impulsionar a pré-candidatura a governador de Rogério Carvalho (PT). Diferente de outros postulantes ao governo, que não possuem afinidades com os pré-candidatos à Presidência, o petista se identifica ideologicamente com o “Barba” e essa semelhança estimula o chamado “voto casado”. Como a campanha deste ano promete ser das mais polarizadas, o eleitor que não vota, em hipótese alguma, em Jair Bolsonaro (PL) tenderá a optar por Lula da Silva e, por consequência, por Rogério. Diante disso, não será surpresa se alguns pré-candidatos a governador deixarem de pedir votos para os presidenciáveis de seus partidos, na tentativa de atrair os eleitores lulistas que não votam no senador. Caso persista a impopularidade de Bolsonaro, os concorrentes ao governo ligados a ele serão os grandes prejudicados, pois os eleitores que rejeitam o capitão de pijama tendem a votar contra os políticos que o apoiam. Quem viver verá!

Vice confirmado

O empresário Milton Andrade (Cidadania) será o pré-candidato a vice-governador na chapa encabeçada pelo senador Alessandro Vieira (PSDB). O tucano deve lançar oficialmente a pré-candidatura na próxima segunda-feira, em evento agendado para a Associação de Engenheiros Agrônomos de Sergipe, em Aracaju. A expectativa de Vieira é que a delegada Danielle Garcia (Podemos) confirme a pré-candidatura ao Senado ainda esta semana para que a chapa majoritária do grupo esteja completa no dia do lançamento. Quanto a Milton Andrade, espera-se que ele tenha uma melhor performance da que teve em 2018, quando se candidatou ao governo do estado e foi votado por apenas 3,56% dos eleitores. Marminino!

De olho no gado

Faltando quatro meses para as eleições, os políticos clientelistas não tiram os olhos dos currais eleitorais. É uma pena que, em pleno século 21, muitas lideranças continuem fazendo política como os velhos ‘coronéis’. Até o pleito de outubro, os políticos que insistem em fazer clientelismo terão muito trabalho para evitar o ‘estouro da boiada’. Vão continuar alertas para não terem surpresas desagradáveis, pois, como ensina o ditado popular: Quem engorda o gado é o olho do dono. Home vôte!

Viva a democracia

Tem crescido o número de pessoas que defendem um golpe militar no Brasil. A estes cidadãos e cidadãs é sempre bom lembrar a enorme distância que separa a democracia da ditadura. A primeira permite se divulgar argumentos em defesa da liberdade de pensamento, ao tempo que se respeita quem discorda deles. A ditadura não aceita nenhuma coisa nem outra. Aliás, aos defensores de um golpe militar vale lembrar a imortal frase do estadista britânico Winston Churchill: “A democracia é o pior dos regimes políticos, mas não há nenhum sistema melhor do que ela”. Crendeuspai!

Morte em Paris

O ex-vereador de Arauá, Wagner Silva, 42 anos, foi assassinato em Paris por um colega que dividia o apartamento com ele. Filiado ao PL, o político sergipano disputou a Prefeitura de Arauá, em 2020, tendo sido votado por 19,29% dos eleitores e ficado na terceira posição. O pleito foi vencido por Dr. Fábio (Solidariedade) com 45,69% dos votos. Políticos como o pré-candidato a governador Valmir de Francisquinho (PL), o ex-deputado federal Valdevan Noventa (PL) e a senadora Maria do Carmo Alves (PP) lamentaram o brutal assassinato de Wagner Silva. Descanse em paz!

Metamorfose política

E o deputado estadual Rodrigo Valadares (UB) tem alertado o eleitor para ter cuidado com pré-candidatos que no particular se dizem bolsonaristas, nas em público prometem votar em Lula (PT). Segundo Rodrigo, alguns deputados federais sofrem uma metamorfose na viagem de Brasília para Sergipe. Valadares afirma que certos parlamentares apoiam Bolsonaro na hora de pegar emendas e cargos federais, mas quando desembarcam em Aracaju se dizem eleitores do “Barba”. Pré-candidato à reeleição, Rodrigo trabalha para conquistar a simpatia dos eleitores de direita, particularmente os simpáticos ao capitão de pijama. Então, tá!

Nova habilitação

A nova versão da Carteira Nacional de Habilitação já está disponível. O novo formato traz mais segurança, campos extras, identidade visual diferente e pode ser lida em português, espanhol e inglês. A CNH tem as cores verde e amarela, o que também deve ajudar na identificação dos brasileiros. A emissão da nova habilitação não é obrigatória e o processo de atualização da carteira será feito de forma gradual. Supimpa!

Férias suspensas

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), suspendeu as férias por um dia para ir à Brasília conversar com os líderes dos partidos na Câmara Federal sobre o programa de subsídio para o transporte público. Segundo o pedetista, o diálogo foi muito positivo, tendo ficado acertado que os deputados defenderão a urgência da votação do projeto na reunião com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP). Presidente da Frente Nacional dos Prefeitos, Edvaldo propõe que o governo federal também entre na luta contra a crise do transporte público. Ele deixou Brasília confiante que o Legislativo vote a matéria já na próxima semana. Ah, bom!

Missa por Genivaldo

Será às 19h desta quarta-feira, a Missa em sufrágio da alma de Genivaldo de Jesus Santos, 38 anos de idade. Ele foi barbaramente morto por policiais rodoviários federais na cidade de Umbaúba. O ato religioso vai acontecer na Igreja Matriz daquele município sergipano e deve ser prestigiado por familiares e amigos da vítima dos policiais. Genivaldo morreu no último dia 25, após ter sido espancado e colocado numa câmara de gás improvisada na mala de uma viatura da PRF. Inicialmente marcada para ontem, a missa foi transferida para hoje a pedido dos familiares. Participe!

Novo sergipano

Nascido em Campo Maior (PI), o médico Hesmoney de Santa Rosa é o mais novo cidadão sergipano. Conferido pela Assembleia por indicação do deputado estadual Luciano Bispo (MDB), o Título de Cidadania é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo homenageado nas mais de quatro décadas residindo em Sergipe. Aqui, Hesmoney se graduou em Medicina, constituiu família e amigos, além de ter ensinado a um grande número acadêmicos, em especial na Universidade Tiradentes, onde leciona. Legal!

Bivar sem palanque

Sem candidato próprio ao governo de Sergipe, o União Brasil terá que pedir emprestado um palanque para o seu postulante à Presidência, Luciano Bivar. O partido dele apoia o pré-candidato a governador Fábio Mitidieri (PSD), que tende a votar no presidenciável Lula da Silva (PT). Resta ao manda chuva do União Brasil no estado, ex-deputado André Moura, conseguir espaço no palanque do pessedista para o seu pré-candidato à Presidência. Do contrário, ao visitar Sergipe, Bivar terá que se contentar apenas com um corpo a corpo pelas ruas e avenidas de Aracaju. Misericórdia!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano A Notícia, em 19 de março de 1897

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais