Zona de Expansão:a quem interessa a falta de planejamento p/o futuro?

 

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, que deve ser candidato à reeleição no próximo ano e, segundo se comenta, tem planos maiores para 2022, precisa ter coragem e preparar um planejamento urbano de verdade para toda Zona de Expansão. Não se concebe que uma cidade como Aracaju, que foi uma das primeiras cidades planejadas do país, através dos quadrados do engenheiro Pirro, hoje, tem a Zona de Expansão crescendo desordenadamente e sem metas para o futuro.

Se deseja deixar um legado, o prefeito Edvaldo tem que implantar um planejamento para a Zona de Expansão contemplado os interesses coletivos e não individuais. Por exemplo, a rodovia dos Náufragos precisa ser duplicada. As principais vias dos povoados Matapuã, Areia Branca, Robalo e São José, na sua grande maioria, não têm calçadas. Em alguns casos os postes são encostados aos murados das residências. O pedestre tem que dividir o espaço com os veículos.

Edvaldo tem tudo nas mãos para transformar a Zona de Expansão num modelo de mobilidade e de sustentabilidade respeitando a qualidade ambiental e ao mesmo tempo fortalecendo a economia social.

É urgente um planejamento para a Zona de Expansão dentro do novo conceito de viés urbanista sustentável e governança dos espaços públicos.

 

Atenção Energisa: galho de árvore provocando faíscas em fio de alta tensão Moradores da rua A (CEP: 49.039-616) no povoado Mosqueiro, bem em frente ao Bar “Tanga vuou” já ligaram para a Energisa alertando que tem um enorme galho de uma amendoeira que quando venta muito e chove forte se enrosca no fio de alta tensão que passa na via provocando faíscas. A comunidade está preocupada porque o risco de acidente, inclusive do galho cair em alguém, é alto.

Exoneração E uma nota da semana passada, onde não foi citado nome de ninguém, fez alguém assumir a carapuça. A verdade é que o clima está pesado dentro da tropa da PM em Sergipe. Todos torcem para dias melhores, mas está difícil…

Belivaldo afronta os coronéis da Polícia Militar Do sargento reformado Jorge Vieira da Cruz: Saudações amigos, como todos sabem eu sou um simples sargento do Quadro de Praças da Polícia Militar. Não tenho os galardões que embelezam os ombros do alto comando da corporação, porém, em meus 20 anos de serviço, procurei honrar a farda que envergo e lutar pelo que é correto ou pelo que é de direito para todos nossos irmãos militares, sejam eles de qual patente for.” Todo o texto aqui.

Sobre a falta de água no Cemar SC Nota Oficial da SMS: “A Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju esclarece que a falta de água no Cemar Siqueira Campos desde a manhã da quarta-feira, 10, ocorre por problemas de abastecimento pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) em diversos bairros da Capital. Ao questionar a Deso, a gestão foi informada de que o abastecimento dos hospitais atingidos estavam sendo priorizados e que, logo que possível, o Cemar seria reabastecido.”

Só um alerta: como diz Albano em Sergipe todos se conhecem As criticas devem ser feitas, mas quando um ex-prefeito e ex-gestor cobra o que não fez quando teve oportunidades é preciso relembrar: Aluguel de 150 mil do prédio da saúde que gerou investigação no MPE; Contratos e locação de carros em várias secretarias do governo para empresa de um familiar; vários casos de denúncias, inclusive contratos cujos recursos foram devolvidos para o estado; denúncia de credores, antecipação de diversas receitas da saúde, mas ainda deixando de pagar aos fornecedores e deixando o caixa da saúde zerado; PF na porta de casa e o caso do senador alagoano. Ganha um picolé de amendoim quem acertar de quem se trata.

Viagem E nos bastidores se comenta que a próxima mudança no governo do estado será na área da ação social. Tem uma servidora que tirou férias em dezembro e mais uma vez já viajou para Disney. Carros sendo usados para pessoais. Uma pessoa que não foi nomeada, mas manda. Inclusive alguns técnicos estão acionando o MPE com denúncias de assédio moral. Muitos problemas para tão pouco tempo.

Segurança Escolar O blog continua recebendo reclamações de vigilantes da rede estadual de educação porque alguns fiscais da vigilância escolar estão agindo de forma arbitrária e até truculenta, inclusive colocando faltas de forma indevida. Já tem caso até de ação judicial, com a denúncia de que estão passando por cima até da direção das escolas.

Licitação viciada? E o blog foi informado que uma denúncia está sendo preparada por alguns empresários por conta de uma licitação de uma empresa mista e sua língua solta que fica dizendo nos corredores que a obra já é dele e inclusive já se encontra em execução mesmo sem contrato. Um escândalo!

Licitação viciada? II Além disso, outro ponto incomodou os concorrentes: a flexibilidade da Comissão de Licitação que (pasmem os senhores) retardou o início dos trabalhos até que, supostamente, o “velho conhecido” sinalizasse para algo. Em tempos de Páscoa, a informação é que o sujeito tentou esvaziar a licitação distribuindo “doces e chocolates”. Deve ser para “estimular o convencimento”…

Vítima não é réu Por Adiberto de Souza aqui na Infonet: Os advogados dos agentes civis que fuzilaram na periferia de Aracaju um pobre trabalhador negro querem provar que a abordagem seguiu “os padrões da literatura policial”. Ora, qual academia de polícia manda matar primeiro para só depois identificar a vítima? Só falta querer culpar o morto por ter ficado na frente da arma assassina. Tivesse sido uma operação normal, os três executores do designer Clautênis Santos não teriam entregado as armas e pedido o imediato afastamento das funções. Os advogados estão no papel deles, porem a sociedade está de olhos bem abertos para que não transformem a vítima em réu e absolvam os matadores por absoluta falta de provas. Crendeuspai!

Enganar a quem? Virou “febre” em alguns municípios de Sergipe a realização de enquetes pelas redes sociais com nomes de possíveis candidatos a prefeito. O que chega até a ser engraçado é que esse tipo de consulta, que não possui qualquer fundamentação técnica, chega a ser levada a sério por alguns candidatos, que passam a divulgá-la como um trunfo político. Precisam ser melhor orientados por seus assessores, uma vez que as votações podem ocorrer de forma repetida e até por pessoas que nem moram na cidade. Se esses candidatos tentam enganar alguém com os resultados estão enganando a si mesmos. Eleger-se prefeitos é bem mais do que achar que está bem em enquete de rede social. Eleição é coisa séria.

SMTT e as providências na Rua Ministro Nelson Hungria O blog volta a apelar para a SMTT, a pedido de moradores da área, para tomar uma providência na Rua Ministro Nelson Hungria, na esquina que tem um supermercado, um bar e uma delicatessen. Fica impossível transitar em vários horários, já que os carros ficam estacionados em frente ao bar atrapalhando a mobilidade. É preciso transformar a via é mão única.                 

Rede GBarbosa sem conexão com os sergipanos. Cencosud não respeita os sergipanos Na última sexta-feira, 12, os clientes que foram ao supermercado GBarbosa localizado no RioMar no fim da manhã não puderam usar o cartão da rede. “Sem conexão”, dizia a gerente com os clientes com as mercadorias nos carrinhos, principalmente os produtos q podiam dividir em 6 vezes sem juro por conta da Páscoa.

Captação do BNB Deu no Valor: O Banco do Nordeste (BNB) deve escolher nos próximos dias o grupo de bancos que coordenará a sua captação de recursos no mercado internacional de dívida, de acordo com uma fonte que preferiu não ser identificada. A instituição financeira está no meio do processo de disputa entre possíveis bancos coordenadores (RFP, ou “request for proposal” no termo em inglês). A empresa já tinha anunciado que iria propor o assunto para votação em assembleia no fim do mês. A operação pode acontecer em até três anos e o volume captado, atingir US$ 1 bilhão. (Daniela Meibak)

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Queiroz não combina com o perfil do cargo de secretário da fazenda Pelo zap: “Conheço Marcos Queiroz, foi, inclusive, meu Professor na UNIT e é meu amigo. Eu, sendo ele, não aceitaria tal convite. Acostumado há muitos anos aos moldes da Caixa Econômica e “pegar na caneta” de uma pasta tão complicada, de um estado falido, poderá “queimar seu nome”. Até o jeito calmo, pacato e amigueiro, no meu ponto de vista, não combina com o perfil do cargo, pior ainda, com o “estado que o Estado está!”.                                                                         

Convite julgamento Pelo zap: “Gostaria de contar com todas as pessoas que se indignaram com o episódio de 24/12/17, no qual um sargento Gretou uma policial feminina Filmando sua troca de roupa no alojamento com aparelho celular, o julgamento será no próximo dia 17/04 às 10h na 6° vara criminal no fórum Gumercindo Bessa, vamos unidas expressar nosso apoio a policial feminina e aguardar uma punição exemplar, afinal, se fosse com você ou sua filha?” relembre o caso aqui.

Glória: comunidade cobra construção de quadra Pelo zap: “A comunidade do Povoado Quixaba cobra do Prefeito Chico do Correio a Construção da Quadra da Quixaba, pois tem mais de 2 anos que o Pastor Jonny mandou 500.000,00 para a construção dessa quadra, ele comprou o terreno e ainda não construiu, a população está com medo dele devolver o dinheiro porque foi um pedido da Vereadora Tita é do deputado Jairo de Glória, então, ele deve uma explicação a população desse povoado porque o dinheiro está na conta do Município, na Caixa Econômica. A população está com medo que aconteça o mesmo que aconteceu com uma verba que o Senador Amorim mandou para reformar o Mercado de Glória e o ex-gestor que na época era Luana ou Serginho, não lembro bem, mas ele deixou o dinheiro voltar, sabendo ele que prejudicou a população por conta de alguma desavença política na época.”

Falta de professores nos colégios General Calazans e Fernando Azevedo, em Dores Pelo zap: “Nós pais de alunos das escolas estaduais queremos explicações sobre a falta de professores dos colégios General Calazans e Fernando Azevedo aqui em Dores, após a saída de vários professores destas unidades de ensino para escolas de tempo integral. Mais uma vez indago, é justo beneficiar algumas poucas escolas em detrimento de outras tantas? Até quando nossos alunos ficarão sem aula? Faltam vigilantes, funcionários de limpeza!!Investir em educação é algo que perpassa qualquer gestor, mas por que investir tanto em algumas poucas escolas e em outras não? Atrair professores com altas gratificações para escolas integrais é no mínimo desleal com quem fica nas escolas de pedagogia não integral. Desleal também com os alunos que ficam sem professores por varias semanas, as escolas ficam um caos, com alunos nos corredores, quando não voltam para casa mais cedo. Pedimos explicações por parte dos órgãos responsáveis!”

Eu e Minha doce terra Por Ailton Rocha: “Na condição de Presidente do Fórum Pensar Cedro (criado por mim com apoio de amigos) promovemos duas limpezas da lagoa Salomé, oito campanhas educativas com a participação das escolas e seis peixamentos. Na condição de Superintendente de Recursos Hídricos viabilizei os recursos financeiros junto ao então Ministério da Integração Nacional para implantação do projeto de esgotamento sanitário (lamentavelmente não concluído pela Codevasf), promovemos uma limpeza completa da lagoa e realizamos dois peixamentos, incluindo a lagoa do Algodão no povoado Poço dos Bois. Como também equacionamos com o apoio da Deso a falta de água constante no bairro São Sebastião.”

Gente Sergipana (memória) – Por Antônio Samarone: “Euclides Fiel dos Santos (Euclides Barraca), nasceu em 18 de junho de 1912, filho de José dos Santos e Rita Maria de Jesus (Maria Barraca). Gente dos Tabuleiros dos Caboclos, um antigo Mocambo, em Itabaiana.
Seu Euclides Barraca era o Guarda Noturno de minha infância. Munido de um apito e uma bicicleta; tomava conta das ruas de Itabaiana. Até onde eu sei, desarmado. Os raros larápios temiam as autoridades.
Na alta madrugada, quando eu ouvia um barulho estranho, mamãe tranquilizava-me: deve ser gato no telhado ou visagem. Vá dormir…
Não se pensava em ladrões, sabíamos que Seu Euclides não cochilava.
A cada meia hora, ele passava apitando. Era um apito de silvo longo, como se dissesse, durmam, não se preocupem, continuem dormindo que eu estou aqui.
Seu Euclides Barraca era o nosso anjo da guarda.
Logo cedo ele fazia bico no Cinema de Seu Zeca, como lanterninha.
Em minha infância a segurança pública em Itabaiana ficava aos cuidados dos Guardas Noturnos. Seu Euclides e João Guarda, eram os que cobriam o Beco Novo.
Seu Euclides Barraca, depois de muitos serviços prestados, faleceu à 14 de agosto de 2005, aos 93 anos, e está sepultado no Cemitério de Santo Antônio e Almas.
Deixou o exemplo e uma numerosa família bem criada.
Muito obrigado, Seu Euclides Barraca!”

PELO E-MAIL E FACEBOOK

DO ESPAÇO MILITAR

UM FATO TEM CAUSADO ESTRANHEZA NA TROPA, ACERCA DA NOMEAÇÃO DE UM MAJOR PARA A CHEFIA DA CASA MILITAR DO GOVERNO DO ESTADO. SAIBA QUAL!

Um fato tem causado estranheza perante a tropa, acerca da nomeação de um Major para a Chefia da Casa Militar do Governo do Estado:

É o fato do cargo sempre ter sido ocupado por Coronel ou Tenente-Coronel.

Existia um Tenente-Coronel lotado na Casa Militar, mas agora está à disposição da SSP, face o Major ter sido nomeado para o cargo, pois se permanecesse, poderia haver quebra de hierarquia.

O blog Espaço Militar deixa claro que nada tem contra a pessoa do Major que foi nomeado, somente traz os questionamentos que circulam na tropa.

FALECIMENTO

Morre o jornalista Fernando Fontes, ex-coordenador de Comunicação da Deso.

Do Hora News: Morreu na última sexta-feira em Fortaleza (CE) o jornalista Fernando Fontes, ex-assessor e coordenador de Comunicação Social da Deso. Ele estava internado em um hospital da capital cearense devido a um transplante de fígado, mas morreu em decorrência de problemas pulmonares.

O corpo de Fernando Fontes foi sepultado na manhã deste domingo, no Cemitério Colina da Saudade, em Aracaju. Ele deixa a esposa, seis filhos e netos.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Sergipe (SINDIJOR-SE) emitiu nota pública lamentando a morte do profissional.

A nota

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Sergipe (SINDIJOR-SE), entidade de classe que representa os Jornalistas e o Jornalismo em Sergipe, lamenta o falecimento do jornalista Fernando Fontes de Azevedo, aos 69 anos, assessor de Comunicação da Deso.

Fernando Fontes havia se afastado da coordenação de Comunicação Social da Deso por problemas de saúde. Ele estava em Fortaleza, no Ceará, há quatro meses, onde havia passado por um transplante de fígado, mas morreu em decorrência de problemas pulmonares. Ele estava na UTI, mas não resistiu as complicações e faleceu na sexta-feira. O corpo chegou ontem a Aracaju e foi sepultado neste domingo no Cemitério Colina da Saudade.

Profissional atencioso e bastante dedicado ao Jornalismo, Fernando Fontes era querido por todos, desde seus colegas de profissão na Deso – Adel Ribeiro, Flávio Vieira e Wendel Barbosa, que assumiu a função que era ocupada por ele – até colegas da imprensa a quem Fernando atendia sempre com muito carinho e respeito. Ele era filiado ao SINDIJOR e em todas as eleições da entidade jornalística, fazia questão de mobilizar a categoria e participar das eleições.

O SINDIJOR lamenta a morte do querido jornalista e se solidariza com a família deste grande profissional da imprensa sergipana. A Diretoria do SINDIJOR deseja à família de Fernando Fontes muita força para superar este momento de profunda dor, em especial, a esposa dele, Dona Meire, seus seis filhos e netos.

SINDIJOR – Em Defesa dos Jornalistas e do Jornalismo.

PELO TWITTER

www.twitter.com/Daniphiloss “Um mapa-múndi que não inclua a Utopia não é digno de consulta, pois deixa de fora as terras à que a Humanidade está sempre aportando”. Oscar Wilde.

www.twitter.com/MarileneMona10 Parabenizo govEstado/TCE pela auditoria p/ identificar irregularidades junto à folha de pagamento. Sugiro auditar ilegalidade do http://pag.de Adicional de Prorrogação Expediente pago aos diretores da EMGETIS q acresce os salários em 50% sem base legal. @belivaldochagas.

www.twitter.com/andretrig Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, c/adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transforma a sociedade, s/ela tampouco a sociedade muda. (Paulo Freire).

Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter

Frase do Dia

“Um bom chefe faz com que homens comuns façam coisas incomuns.” Peter Drucker.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais