
Quem tem medo de poesia? É a partir dessa provocação que o ator, escritor e humorista Gregorio Duvivier sobe ao palco do Teatro Atheneu, em Aracaju, nos dias 5 e 6 de agosto, às 19h, com o monólogo “O Céu da Língua”. Na montagem, o artista mistura humor, literatura e reflexões sobre a língua portuguesa para mostrar que a poesia está presente no cotidiano, mesmo quando passa despercebida.
Em vez de um recital ou de uma aula de literatura, o espetáculo aposta na comédia para aproximar o público do universo poético. Formado em Letras pela PUC-Rio e autor de três livros de poesia, Gregorio parte de situações comuns, expressões populares e curiosidades da língua para defender a ideia de que “tropeçamos” na poesia todos os dias.
Ao longo da apresentação, o humorista brinca com as mudanças da língua portuguesa, as reformas ortográficas, palavras que caíram em desuso e voltaram com novos significados, além de termos que despertam sensações apenas por serem pronunciados. Também chama atenção para metáforas presentes no vocabulário cotidiano, como “pisando em ovos”, “batata da perna” e “céu da boca”, exemplos de como a poesia faz parte da comunicação diária.
A dramaturgia é assinada por Gregorio Duvivier e pela atriz Luciana Paes, que estreia na direção teatral. Em cena, o ator é acompanhado pelo contrabaixista Pedro Aune, responsável pela trilha executada ao vivo, além de projeções criadas por Theodora Duvivier. A proposta, segundo a direção, é combinar o humor característico de Gregorio com reflexões sobre a linguagem, em um espetáculo que transita entre o teatro e o stand-up.
“O Céu da Língua” nasceu das inquietações de Gregorio sobre a língua portuguesa e foi desenvolvido após a experiência do espetáculo Um Português e Um Brasileiro Entram no Bar, realizado ao lado do humorista português Ricardo Araújo Pereira. A montagem também presta homenagem à tradição literária da língua portuguesa, com referências a autores como Fernando Pessoa e Eugênio de Andrade, mas sem abrir mão da leveza e do humor.
Ingressos
Os ingressos para as três sessões estão à venda pela plataforma Sympla e na bilheteria do Teatro Atheneu, que fica na Rua Vila Cristina, 367, bairro São José, em Aracaju. O espetáculo oferece meia-entrada mediante apresentação de documentação comprobatória.
SERVIÇO
“O Céu da Língua”, estrelado por Gregorio Duvivier
Data: 5 e 6 de agosto
Horário: 19h
Local: Teatro Atheneu (Rua Vila Cristina, 367, bairro São José – Aracaju/ Sergipe)
Ingresso: Sympla e bilheteria do teatro
Produção local: Villela Produções
Com informações da Assessoria de Imprensa
Comentários estão fechados.