A Cabeça de Gumercindo Saraiva

0

Brasil, 2018. Direção e roteiro de Tabajara Ruas. Direção de Fotografia:  Alexandre Berra. Música de Celau Moreyra. Montagem de Lucas Tergolina e Ligia Walper.  Produção de Walter Ruas. Distr. nos Cinemas: Elo Company. Com Murilo Rosa, Leonardo Machado, Marcos Pitombo, Allan Souza Lima, Marcos Verza, Pedro de Oliiveira, Luciano Teixeira, Rodrigo Rusas, Marcos Breda e Rogério Beretta. .

Gênero – Drama. Aventura

Sinopse – Gumercindo Saraiva foi um caudilho revolucionário do Partido Libertador, grupo conhecido como o maragatos, que teve a cabeça cortada pelos legalistas durante a  Revolução Federalista – revolta que marcou o Sul do Brasil entre os anos 1893 a 1895.

Apreciação – Para os padrões do cinema brasileiro, uma verdadeira superprodução, filmada em sete cidades do Rio Grande do Sul. O filme está sendo lançado em todo o Brasil hoje. Nota-se a ausência do ator Leonardo Machado, que faz o papel de Francisco Saraiva, filho de Gumersindo. É ele junto com cinco cavaleiros, quem procura resgatar a cabeça de Gumersindo, que teria sido levada para a capital, Porto Alegre, por Ramiro de Oliveira. O ator Leonardo Machado faleceu no dia 28 de setembro deste ano, mas, a seu próprio pedido, nada da programação de lançamento foi desmarcada por causa de sua morte.

Fique de Olho – Em Leonardo Machado, naturalmente, até mesmo como uma homenagem ao ator, que faleceu antes do lançamento oficial do filme.

Onde assistir