Consolidando-se como um programa humanizado, por meio da oferta de serviços para a população sergipana, a 41ª edição do ‘Sergipe é aqui’ chegou ao município de Barra dos Coqueiros com atendimentos e serviços ofertados pelas secretarias e órgãos parceiros do Governo de Sergipe. Coordenado pela Secretaria de Estado da Casa Civil (Secc), o programa vem, desde seu lançamento, em fevereiro de 2023, atendendo às demandas e necessidades dos sergipanos e sergipanas.
Os moradores de Barra dos Coqueiros e dos povoados vizinhos tiveram, durante a sexta-feira, 14, um dia inteiro de atendimentos voltados à promoção da cidadania, no entorno do Centro de Excelência Dr. Carlos Firpo e na sede da prefeitura local. Entre os serviços ofertados, estavam a emissão de documentos, como RG, CPF e segunda via da CNH; exames de ultrassonografia, mamografia e próstata; renovação e atualização da carteira de vacinação; além de atendimentos voltados ao bem-estar, com estandes do Espaço da Mulher, que ofereciam cortes de cabelo, esmaltação, escovas e maquiagem.
A dona de casa Islaine Santana, de 27 anos, aproveitou a passagem do programa pela Barra para renovar sua identidade e tirar a primeira via do RG e a carteirinha de passe livre de seu filho, o pequeno Vinícius Gabriel, de 3 anos. “Fui ao Cras e fiquei sabendo que poderia trazê-lo para fazer o passe livre, já que Vinícius tem grau 2 de autismo. Fiz a primeira identidade dele e também foi muito rápido. Fiquei feliz”, destaca.
No Espaço da Mulher, a coordenadora Jéssica Dias, de 32 anos, ressaltou a importância do estande para as cidades que recebem o programa. “Este, como os outros serviços, é essencial para aquelas pessoas que, às vezes, não têm condições de ir ao salão. Então, elas saem daqui realizadas e satisfeitas com os atendimentos”, enfatiza.
Na Carreta do Homem, o aposentado José Lino Vieira, de 58 anos, realizou o exame de próstata. “Acabei de passar pelo exame e, agora, estou indo ao médico avaliar os resultados. Fiquei satisfeito porque foram bem rápidos no atendimento e, daqui mesmo, já vou sair sabendo como está minha saúde. De antemão, me disseram que está tudo bem”, pontua.
O Bolsa Família também teve uma grande procura. A auxiliar de limpeza Marleide Oliveira, de 39 anos, foi realizar o cadastramento. “Aqui na Barra também renova, mas, no agendamento, só tinha vaga para algumas semanas. Meu filho já estava com o benefício vencido, e eu aproveitei para renovar”, finaliza.