Câmara aprova impeachment, mas não localiza prefeita

Gerana: mandato por um fio (Foto: Facebook)

A Câmara de Vereadores do Município de Riachão do Dantas aprovou o pedido de impeachment e já instalou a Comissão Processante que dará sequência ao processo que poderá culminar com o afastamento definitivo da prefeita Gerana Gomes Costa Silva (PT do B). O pedido de impeachment foi formalizado pelo advogado Carlos Augusto Guimarães Pinto Júnior e aprovado, em sessão plenária, pela maioria dos parlamentares, em placar de 7 votos a favor e apenas quatro contrários.

A Comissão Processante formada pelos vereadores Josenilton da Conceição (PTC), Albertino Franco Souza (Pros) e Eraldo Souza Andrade (PSC), líder da prefeita na Câmara Municipal, tem prazo de 90 dias para concluir o processo e colocar o relatório para apreciação dos demais vereadores em plenário. Mas os membros da Comissão Processante estão com dificuldades de localizar a prefeita Gerana Gomes para notificá-la, segundo informações o vereador José Lopes de Almeida Júnior (MDB).

Pelas normas legais, não sendo encontrada, a prefeita poderá ser notificada por edital a ser publicado duas vezes em órgão oficial, com intervalo mínimo de três dias. A partir da notificação, prefeita terá prazo de dez dias para apresentar defesa e a Comissão Processante deverá encerrar os trabalhos de investigação em um prazo de 90 dias, podendo ser variável em função da demanda, conforme explicações do vereador Lopes Júnior. 

CPI

Paralelamente, a Câmara de Vereadores já instaurou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga várias denúncias de irregularidades que teriam sido cometidas pela atual prefeita. Entre as denúncias, destacam-se suposto crime de prevaricação, nomeação de pessoas para cargos inexistentes na estrutura administrativa e frequentes atrasos no repasse do duodécimo [recursos] para a Câmara de Vereadores.

A CPI é presidida pelo vereador Lucivaldo do Carmo Dantas (PSD), tendo  José Lopes de Almeida Júnior, como relator. Sendo aprovado o impeachment em todas as instâncias na Câmara de Vereadores, a prefeito Gerana Gomes será substituída pelo vice-prefeito Luciano Gois (PSB).
O Portal Infonet tentou ouvir a prefeita Gerana Gomes e o líder Eraldo Souza. Todos os telefones móveis disponíveis estavam fora de área e não teve sucesso nas tentativas de localizar telefone fixo da Prefeitura. O Portal Infonet permanece à disposição. Informações podem ser enviadas por telefone (79) 2106 – 6000 ou por e-mail jornalismo@infonet.com.br.

por Cássia Santana

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais