Abastecimento de água começa a se regularizar

0

Após a concluir da operação para trocar tubulação e substituir equipamentos na estação de Tratamento E-3, em Aracaju, a Deso reiniciou, na manhã desta quarta-feira, 15, o reabastecimento dos 22 bairros da capital e dois povoados de São Cristóvão. A situação deverá ser totalmente normalizada hoje à noite. “Os serviços, previstos para serem concluídos na terça à noite, se prolongaram além do prazo determinado, mas o importante é que, graças a eles, estamos aumentando em 220 litros por segundo a oferta de água para estas localidades”, revela o diretor de Operações da Deso, Sílvio Múcio. 

Para se ter uma idéia do tamanho da operação, foi substituído um trecho da tubulação com 800 milímetros de diâmetro, numa profundidade média de quatro metros; trocadas duas válvulas de pressão, também com diâmetro de 800 milímetros; dois conjuntos de moto-bomba; rebaixada a base de concreto das bombas e do lençol freático; e trocada motores de 400cv por outros de 500cv de potência em dois conjuntos de moto-bomba. “A demora maior foi para substituir o trecho da tubulação, pois além de retirar a velha, tivemos que colocar o tubo novo, que é todo parafusado”, explica Sílvio.

O diretor de Operações da Deso informou que a substituição de um trecho da tubulação foi necessária porque a corrosão o danificou seriamente. “Quando chegamos à tubulação velha percebemos que, além de frágil, ela estava furada em alguns pontos, ficando evidente que somente uma tubulação nova para suportar a elevação de pressão causada pelo maior volume de água a ser bombeada”, diz Sílvio Múcio. A operação permitiu elevar a oferta de água para o centro de Aracaju, toda a Zona Sul e a Zona de Expansão, que passarão a receber cerca de 200 litros por segundo a mais do que era distribuído antes da realização dos serviços.

Fonte: Assessoria/Deso

Comentários