Ação recolhe mais de uma tonelada de lixo na orla de Propriá

0
A ação contou com a participação de militares da Capitania, voluntários e colaboradores da prefeitura de Propriá (Foto: Reprodução vídeo da Capitania dos Portos)

Militares da Capitania dos Portos de Sergipe e voluntários realizaram neste sábado, dia 19, a limpeza da Orla fluvial do município de Propriá, às margens do Rio São Francisco. A ação faz parte da campanha de limpeza do mar (World Clean Up Day) que ocorre em todo o país.

A ação faz parte da campanha de limpeza do mar (Foto: Capitania dos Portos)

A atividade no “Velho Chico” contou ainda com a participação de colaboradores da Prefeitura Municipal de Propriá. A iniciativa tem como objetivo sensibilizar e alertar a população para a importância do descarte correto do lixo, bem como evitar que esses dejetos cheguem até rios e mares.

De acordo com informações da Capitania dos Portos de Sergipe, durante a ação, foram recolhidos mais de uma tonelada de lixo.

Microplásticos

Pesquisas revelam que o crescimento do índice de mortalidade entre as espécies que habitam os oceanos não é o único problema decorrente do incorreto descarte de resíduos plásticos. Uma vez no ambiente, eles vão se fragmentando ao se ressecarem em decorrência, por exemplo, da exposição ao sol ou da ação do sal marinho. Os pedaços ficam tão pequenos que se inserem nas cadeias alimentares dos oceanos. Estimativas da ONU sugerem que existem cerca de 51 trilhões de partículas de microplásticos dispersos no oceano.

por Aisla Vasconcelos
com informações da Capitania dos Portos de Sergipe

 

 

Comentários