Agentes do Cenam e da Usip podem cruzar os braços

Agentes reivindicam direitos trabalhistas (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Os agentes de Segurança e de Medidas Socioeducativas se reuniram com a presidente da Fundação Renascer, Antônia Menezes para reivindicar o pagamento de horas extras e melhores condições de trabalho. Caso não sejam atendidos, prometem uma paralisação para a primeira quinzena de julho. A Fundação Renascer vai solicitar a intervenção da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

“Num primeiro momento nós estamos reivindicando um direito nosso negado há muito tempo pela Fundação Renascer, que é o direito às horas extras. Para se ter uma ideia, todos os meses fazemos 16 horas extras a mais, problema que vem sendo discutido no Ministério Público do Trabalho”, ressalta o presidente do Sindicato dos Agentes de Segurança e Medidas Socioeducativas, Sidney Guarany.

De acordo com ele, além das horas extras, a categoria está reivindicando outros pontos a exemplo de melhores condições de trabalho e melhorias nas unidades. “Como a presidente da Fundação Renascer sabe que é um direito nosso, se comprometeu a tentar resolver. Caso não tenhamos uma resposta, estamos dispostos a paralisar as atividades na primeira quinzena de julho”, alerta.

Na assessoria de Comunicação da Fundação Renascer, a informação é de que “a presidente Antônia Menezes informou que recebeu ontem o representante da categoria dos agentes de segurança, mas que somente hoje foi protocolada a pauta de reivindicações. A partir de segunda-feira se darão os devidos encaminhamentos.

Com relação a questão das horas extras, a Fundação Renascer entende que por trabalharem em plantões de 24/72h, este sendo mais benéfico não daria o direito as horas extras. Os agentes entendem de maneira diferente. Como não é pacífico esse entendimento, será solicitada a Procuradoria Geral do Estado (PGE) que se manifeste a cerca do pleito e posteriormente encaminhará ao representante da categoria.

Com relação as melhorias no atendimento de maneira geral, nos próximos dias 13 e 14 a presidente da Fundação, juntamente com dois servidores (uma assistente social e um agente de segurança) estarão presentes no encontro com os gestores do Fórum Nacional de Dirigentes de Entidades Executoras da Política de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fonacriad), que acontecerá em Belém (PA).

Entre as pautas que serão discutidas neste encontro, estão a implementação da Lei 12.594 do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) a construção do Plano Decenal de atuação, o cronograma para propostas de reconstrução de unidades inadequadas, Escolas de Formação do Sistema Socioeducativo entre outras".

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais