Agentes penitenciários fazem mobilização por melhorias

Ato dos agentes penitenciários teve como objetivo sensibilar os políticos (Fotos: Portal Infonet)

Os servidores do sistema prisional realizaram na manhã desta sexta-feira, 23, uma mobilização em frente à Assembléia Legislativa de Sergipe (Alese). Os agentes penitenciários do Estado intitularam a mobilização como um “Café com os deputados”, na tentativa de sensibilizar os políticos quanto à aprovação dos projetos de lei que abrange o sistema prisional sergipano. Na oportunidade, os agentes aproveitaram para denunciar as condições de trabalhão dentro dos presídios e o estado de vulnerabilidade que estariam vivenciando durante o exercício da função.

De acordo com presidente do sindicato, Iran Alves, a categoria deu início a uma série de mobilizações que visa chamar a atenção do Governo do Estado e da sociedade civil para com os problemas enfrentados pelos agentes. Ainda segundo Alves, os profissionais estão tendo que conter grandes fugas, porém sem estrutura que garanta suas vidas. “Nós lutamos contra o descaso da Secretaria de Justiça para com a categoria. Só queremos o que é básico para garantir a segurança da sociedade e o aumento do efetivo é o mínimo que queremos. São mais de 700 agentes, mas apenas um pouco mais de 300 é que garantem o controle dos presos nos presídios”, diz.

Iran Alves faz resume ainda quais as reivindicações que a categoria espera ser atendida. De acordo com ele é preciso por fim à terceirização, reestruturação da carreira, aprovação da PEC 01/2013, garantia do direito dos não enquadrados, pagamento de hora extra, realização de equiparação salarial e realização de concurso público. “Essas são solicitações que devem ser atendidas de forma imediata. É preciso que haja uma humanização do sistema prisional”, disse Iran Alves, ao ressaltar que a categoria pede ainda: percepção de hora extra, adequação e viabilização de processo de promoção, isonomia entre os servidores, distribuição proporcional do atual quadro de servidores e realização de concurso público.

Iran Alves “Nós lutamos contra o descaso da Secretaria de Justiça para com a categoria"

Sejuc

A assessoria de comunicação da Sejuc informou que é de interesse da Secretaria a abertura de concurso público. Contudo a decisão não depende do órgão e sim do Governo do Estado, que no momento está impossibilitado de realizar o mesmo devido à lei de responsabilidade fiscal.

Por Eliene Andrade

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais