Alerta Celular auxiliará a recuperar aparelhos furtados ou roubados

Sistema pode ser acessado no Portal Cidadão (Foto: Retirada do site da Delegacia Virtual)

Um novo sistema utilizado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) irá auxiliar a população a recuperar os aparelhos celulares perdidos, furtados ou roubados. O Alerta Celular, que ficará disponível no Portal Cidadão, permitirá o cadastro do número que identifica cada aparelho celular (IMEI). A novidade foi apresentada na manhã desta quarta-feira, 24, na Academia de Polícia Civil de Sergipe (Acadepol).

O sistema funciona da seguinte maneira: no Portal Cidadão, o usuário poderá cadastrar o código que identifica cada aparelho celular – que pode ser visualizado no próprio aparelho (digitando *#06# no teclado numérico do celular) ou na caixa do celular; assim como informações de contato – números de telefone de familiares, parentes ou pessoas próximas.

Apresentação do sistema aconteceu nesta quarta-feira (Foto: Portal Infonet)

Em caso de perda, furto ou roubo, o usuário pode acessar o sistema e gerar um alerta sobre a situação em que o aparelho se encontra. Em seguida, a comunicação é confirmada por meio de boletim de ocorrência, prestado em uma delegacia – ou na Delegacia Virtual, nos casos de perda ou furto. Com isso, durante o trabalho das polícias – por meio de investigações, abordagens ou prisões-, o aparelho poderá ser recuperado, sendo o dono localizado e comunicado mais rapidamente sobre a recuperação daquele celular.

Conforme a delegada geral da Polícia Civil, Katarina Feitosa, uma das principais vantagens do sistema é que aquelas pessoas que são receptadoras dos aparelhos furtados ou roubados poderão ser identificadas. Para ela, através disto será possível diminuir as estatísticas destes crimes em Sergipe. “O meliante só rouba ou furta os aparelhos celulares porque existe quem compre. A partir do momento que essa pessoa que está praticando o crime de receptação se vê na iminência de ser descoberta, quem pratica o crime de furto ou roubo vai pensar duas vezes antes fazer isto”, explica.

O Alerta Celular surgiu a partir de um convênio firmado com o estado de Pernambuco, que já utiliza o sistema. O idealizador do sistema, o major Jonas, explica que a experiência tem sido exitosa no estado. “Tivemos uma redução de 27% no número de roubos e furtos neste ano. Outro fator importante é a possibilidade de entrega do aparelho a vítima, que antes era inexistente. Antes você recuperava o celular, mas não sabia de quem era. Com o sistema você tem como saber que o celular é roubado, sabe quem é o dono, nós ligamos para vítima e ela pode reaver na delegacia. Em Pernambuco já são quase 5 mil aparelhos recuperados, destes, cerca de 4 mil foram entregues à vítima”, declara.

Confira no vídeo como fazer o cadastro no sistema:

 

por Yago de Andrade
Com informações da SSP

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais