Alternativas econômicas de decoração natalina ganham força neste ano

A decoração da casa é um dos pontos fortes na cultura natalina (Foto: Pixabay)

Com as comemorações de fim de ano, o desejo de deixar o ambiente do lar decorado e preparado para receber amigos e família aumenta, em contrapartida, após um ano difícil, o quesito financeiro aperta e o receio de decorar a casa e estourar o orçamento cresce. Porém, nada melhor do que usar a criatividade e planejamento para gastar o mínimo e deixar a casa bonita.

Designer e personal organizer, Joelice Rebouças (Foto: Francielle Nonato)

Segundo a designer e personal organizer, Joelice Rebouças, a decoração é algo que vem de dentro para fora, e, por isso, antes de começar a comprar, é necessário executar um planejamento. “É possível gastar pouco e deixar a casa bem decorada. A decoração parte do interno para o externo, então fazer um planejamento e pensar no que se deseja como resultado é primordial antes de ir às compras”, afirma.

Quando o assunto é economizar, a personal organizer detalha alguns passos para a organização da residência e execução do planejamento. Confira o passo a passo:

Limpeza daquilo que não é mais usual. Neste ponto, a designer explica que dar algum fim para os objetos que estão dentro da casa e não possuem mais uma finalidade é ideal para abrir mais espaço na casa e fazer com que o ambiente respire e fique mais leve.

Faxina. Neste passo, Joelice Rebouças pontua a importância de manter o ambiente limpo. “Na faxina a gente organiza as coisas que já temos em nossa casa, então, antes de comprar decorações, limpar e organizar o que a gente já tem, além de deixar a casa mais harmônica, nos proporciona bem-estar”, explica.

Ver o que precisa ser renovado. Joelice ressalta que, às vezes, o desapego não é algo fácil de ser praticado, porém, com a mesma logística da “limpeza daquilo que não é mais usual”, esse passo não se resume a jogar entulhos fora, e sim, repensar sobre algo que pode ser mudado de lugar, reformado ou, até mesmo, doado.

Reutilizar é a palavra-chave em tempo de pandemia

Segundo a personal organizer, tentar encontrar alternativas de decoração sem gastar muito é uma boa saída para evitar maiores gastos. “É sobre utilizar uma decoração sustentável, não optar por muita iluminação, focar mais em decorações que não usem tanta energia, como um novo porta-retrato da família, já que os familiares costumam se encontrar para a ceia de natal, por exemplo”, ressalta. “Utilizar decorações que estavam guardadas, dando um sentido novo para elas, também se torna uma alternativa viável para economizar”, completa.

Não exagerar na mesa da ceia, escolher adereços mais baratos e optar por uma montagem mais simples da mesa não faz com que o Natal não seja proveitoso, pelo contrário, o aproveitamento financeiro vem com a boa escolha dos adereços e o dinheiro extra que acabou sobrando com a economia feita. Ainda de acordo com Joelice, com planejamento, orçamento e organização, é possível ter uma casa bonita e mais fluída sem gastar muito. “Quando a família está reunida em um ambiente harmônico que foi organizado e decorado com cuidado e capricho, o ambiente fica mais leve, e nada melhor do que leveza para nos despedirmos deste ano que foi difícil para todos”, desabafa.

Por Isabella Vieira e Aisla Vasconcelos

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais