Após dança, diretor sergipano é exonerado pelo Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde disse que a coreografia foi “inadequada” (Foto: reprodução/ redes sociais)

Uma apresentação de dança realizada durante o 1º Encontro de Mobilização da Promoção da Saúde no Brasil, motivou a exoneração do sergipano Andrey Lemos, que ocupava o cargo de diretor Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde.

O comunicado foi feito pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, neste sábado, 7, um dia após viralizar nas redes sociais um vídeo em que uma mulher dança de maneira sensual durante o evento, que ocorreu em Brasília.

Diante do episódio, alguns políticos de oposição cobraram explicações do Governo Federal. O senador Ciro Nogueira (PP) foi às redes sociais afirmar que tal dança retratava uma ideologia, o que foi desmentido pelo Ministério da Saúde.

“É um seminário de Atenção Primária do Ministério da Saúde!!! Atenção primária é isso aí? É isso que salva vidas num sistema que a OMS colocou em 125º lugar? O cupim identitário está corroendo o governo por dentro. E o Brasil real vê chocado tudo isso”, escreveu ele numa rede social.

O deputado federal por Sergipe, Rodrigo Valadares (União), também se manifestou contrário ao episódio. “Vejam a que nível chegou o Brasil. Esse é o 1º Encontro de Mobilização para a Promoção da Saúde no Brasil e a apresentação é uma imoralidade desta, tudo financiado com o SEU dinheiro”, criticou Valadares.

Ministério da Saúde exonera diretor sergipano após dança em evento (Foto: redes sociais)

Após a repercussão negativa do vídeo, o Ministério da Saúde informou que exonerou Andrey Lemos após ele se responsabilizar pela apresentação. “O Ministério da Saúde informa que neste sábado, 7, que adotou as devidas providências para a  exoneração, a pedido, do Diretor do Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde da pasta, que assumiu integralmente a responsabilidade pelo episódio inadmissível  ocorrido durante o 1º Encontro de Mobilização para Promoção da Saúde no Brasil (Em Prosa)”, diz a pasta.

Ainda segundo o Ministério, o episódio isolado não reflete a política da pasta nem os propósitos do debate sobre a promoção à saúde realizado no encontro. “O evento, vinculado à Secretaria de Atenção Primária à Saúde, teve como objetivo apoiar a implementação e gestão participativa da Política Nacional de Promoção da Saúde a partir do compartilhamento de experiências entre gestores e trabalhadores de diferentes estados, com momentos dedicados à diversidade cultural”, ressaltou.

Por fim, o Ministério da Saúde reiterou ainda o compromisso com a saúde da população e o fortalecimento do SUS, com visão inclusiva e o respeito à diversidade e à democracia.

Diante do episódio, o Ministério da Saúde  informou que criou a curadoria para organização de eventos oficiais. A curadoria, vinculada ao Gabinete da Ministra, avaliará os eventos propostos por todas as áreas da pasta. A avaliação considerará a adequação das propostas à missão institucional do Ministério da Saúde.

Apoio

Após ser exonerado, alguns admiradores de Andrey foram às redes sociais em sinal de apoio ao profissional. “A luta é infindável e os obstáculos são muitos. Não esmoreça, jamais. Parabéns por ser resistência ontem, hoje, e sempre”, escreveu uma apoiadora.

Outra internauta destacou o currículo de Lemos. “A minha solidariedade e apoio. Você é um profissional de muitas qualidades e conhecimento vastíssimo em saúde e ciências humanas”, destacou outra.

O Portal Infonet entrou em contato com Andrey Lemos, mas ainda não obteve resposta. Continuamos à disposição através do e-mail: jornalismo@infonet.com.br.

por João Paulo Schneider 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais