Aprovado projeto de lei sobre normatização do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira

Os deputados estaduais aprovaram por unanimidade projeto de lei de autoria da deputada Ana Lúcia que dispõe sobre a obrigatoriedade do Conselho Estadual de Educação em estabelecer e normatizar as diretrizes operacionais para a inclusão nos currículos de todas as escolas de Sergipe o ensino obrigatório de “História e Cultura Afro-Brasileira e Africana”. O projeto aprovado em Sergipe atender a determinação da Lei Federal 10.639 de 09 de janeiro de 2003.

 

Pelo projeto é obrigatório, no prazo de 90 dias a partir da aprovação da lei, a apresentação de diretrizes operacionais por parte do Conselho Estadual de Educação, para a implementação curricular da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Africana” nas redes pública e particular de ensino do Estado de Sergipe.

 

A inclusão curricular da “História e Cultura Afro-brasileira e Africana” abrangerá obrigatoriamente as modalidades de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino médio, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação Indígena e Educação Quilombola, Educação profissional de nível técnico e a formação de professores em nível médio na modalidade normal.

 

“Colocamos no projeto que para a definição das diretrizes, o Conselho Estadual de Educação deverá realizar audiências públicas, com o objetivo de envolver outros órgãos e instituições da sociedade civil organizada”, completou a deputada.

 

Ana Lúcia colocou no projeto a obrigatoriedade do envolvimento de instituições de Ensino Superior que formem professores no Estado de Sergipe; a Comissão de Educação da Assembléia Legislativa do Estado de Sergipe; o movimento negro organizado no estado de Sergipe; o Sindicato de Trabalhadores em Educação no Estado de Sergipe.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais