Aracaju sediará quarta edição do Encontro de Chefs de Sergipe

0
Evento ocorrerá entre os dias 1º de outubro e 6 e novembro (Foto: Divulgação/organização)

Entre os dias 1º de outubro e 6 de novembro deste ano, Aracaju recebe a quarta edição do Encontro de Chefs de Sergipe (Enchefs). O evento será realizado na Universidade Tiradentes (campus Farolândia) e tem o objetivo de reconhecer os profissionais da gastronomia do estado, buscando a valorização da atividade, premiando e indicando chefs profissionais para a etapa nacional, no Piauí. As inscrições são gratuitas e as vagas serão disponibilizadas a gastrólogos, profissionais da culinária com experiência comprovada e estudantes de Gastronomia.

Na abertura do evento, marcada para o dia 18 de outubro, serão divulgados os editais dos concursos gastronômicos — categorias profissional e estudante — e de dólmã (vestimenta típica dos chefs que deverá ser criada por estudantes de Moda). O vencedor receberá uma premiação e terá seu modelo utilizado como uniforme dos professores do curso de gastronomia da Universidade Tiradentes (Unit) no ano subsequente.

Ainda dentro das atividades do Enchefs Sergipe 2019, serão realizados seminários, palestras e mesas redondas com chefs renomados nacionalmente, com foco na discussão da gastronomia sergipana e apresentando novas técnicas no preparo dos alimentos e ingredientes.

Além disso, o Encontro contará com aulas shows e oficinas abertas para todo o público. As essas atividades terão investimento de apenas R$ 20,00.

Concurso

Uma das principais atividades do Enchefs Sergipe 2019 será o Concurso Gastronômico. A disputa, que reunirá profissionais da área e estudantes de Gastronomia, será desenvolvida em três fases. Na primeira, os participantes deverão enviar suas receitas autorais por e-mail — que será analisado por uma comissão nacional.

A segunda etapa, já com os selecionados, será realizada através de uma prova técnica presencial que irá definir os três finalistas.

Após mais este passo, os finalistas se enfrentarão em um combate culinário, dentro de suas categorias. O resultado desta última fase apresentará ao público o Embaixador da Gastronomia Sergipana de 2019 e o Estudante Revelação 2019.

O escolhido na categoria profissional, terá passaporte garantido no Encontro Nacional de Chefs, previsto para o mês de março de 2020, em Teresina, Piauí.

Mostra Gastronômica e seminário

A programação também inclui dois dias de mostra gastronômica. A exposição será uma oportunidade para que patrocinadores e parceiros explorem e descubram produtos, como alimentos, bebidas, dolmãs e utensílio de cozinha, ao grande público.

O Enchefs 2019 contará, ainda, com seminários direcionados às pessoas que se interessam por culinária em geral e desejam aprender mais sobre à temática. Essas aulas terão cem vagas disponíveis, a partir da data do lançamento do edital.

Mais informações: eventos.caicaraconsultoria@gmail.com ou pelo 79 98866-1743

Fonte: Organização

Comentários