Artesanato sergipano agrada público paulista

0

Sergipe está fazendo sucesso no Sudeste. Lojistas, atacadistas, distribuidores e exportadores da capital paulista estão se encantando com o artesanato sergipano que está sendo exposto no “Café com Artesanato”, realizado ontem e hoje, no Hotel George V, em São Paulo. O evento é uma ação do Sebrae.

Estão expostas peças de dez grupos de artesãos que integram o projeto Mãos de Sergipe. Artigos de cama, mesa e banho bordados em ponto cruz, rechilieu e crivo, além de peças em cerâmica como: jarros, vasos, panelas e pratos expostos. Segundo os participantes, parcerias comerciais estão sendo firmadas, gerando encomendas e pedidos de novos artigos.

De acordo com os diretores do Sebrae, além do publico, o artesanato sergipano chamou a atenção também da imprensa paulistana. A produção de Sergipe está sendo destaque em matérias que estão sendo publicadas em vários veículos de comunicação paulistas. Emissoras como a TV Record e TV Cultura, além de jornais impressos como a Gazeta Mercantil, Estadão e Folha de São Paulo estão dando destaque ao evento.

Segundo José Leite, gerente da Unidade de Articulação Institucional do Sebrae em Sergipe, os trabalhos expostos no “Café com Artesanato” foram feitos por seis grupos de artesãos do município sergipano de Tobias Barreto, que trabalham com bordados em rechilieu e crivo; três do município de Lagarto, que confeccionam bordados em ponto cruz; e um grupo de profissionais do município de Santana do São Francisco, que produz peças em cerâmica.

Ao todo são 36 peças de bordado em rechilieu e crivo, 31 em ponto de cruz e 92 em cerâmica. Os interessados nos produtos pode adquiri-los com base no que está exposto e através de emissão de pedido para entrega posterior. A possibilidade de pronta entrega existirá somente no final do evento, mediante reserva prévia do que estiver no mostruário. Os preços podem variar de R$ 10,00 a R$ 600,00.

“Estes artesãos já participaram de várias capacitações técnicas e gerenciais, a proposta agora é conquistar novos mercados consumidores. Outro compromisso do Projeto Mãos de Sergipe é elevar a qualidade do produto artesanal sergipano a padrões nacionais e internacionais, além de fortalecer a organização cooperativa do segmento, de forma a garantir aos artesãos maior capacidade produtiva com qualidade”, contextualiza o diretor do Sebrae Emanoel Sobral.

O evento está sendo promovida pela Unidade de Atendimento Coletivo (UAC) – Artesanato e pela Unidade de Articulação Institucional (UAI). O “Café com Artesanato” conta ainda com a parceria da Agência de Fomentos de Negócios da Câmara de Comércio de Milão/Itália e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Para mais informações sobre o projeto e o evento basta ligar para os telefones do UAI (0xx79) 2106-7771/7756 e 9977-2828, ou da UAC (0xx79) 2106-7720/7728 e 2106-7711.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais