Árvore da Energipe terá 110 metros de altura

0

Show pirotécnico marca a inauguração da Árvore da Energipe
Este ano o recorde de maior árvore de Natal do mundo poderá ser batido pela Árvore da Energipe, que será acessa logo mais às 20h. A estrutura montada na Coroa do Meio às margens do Rio Sergipe terá 110 metros de altura, o equivalente a um prédio de 40 andares, o que a coloca em posição privilegiada na disputa do Guinness Book pelo título.

Para completar, este ano a Energipe preparou uma estrutura com 29 mil lâmpadas, sendo dois mil strobes (que dão o efeito de pisca-pisca) e que proporcionará um belo efeito no monumento natalino. No ano passado a árvore teve 86,4 metros e era composta por 24,5 mil lâmpadas comuns mais 700 strobe.

A solenidade de inauguração acontece no Mirante da 13 de Julho e contará com uma grande queima de fogos, apresentação de um coral e participação de diversas autoridades. Na ocasião será divulgado oficialmente o tamanho da árvore e a sua inscrição no Guinness. A Energipe promete ainda anunciar uma grande surpresa para os aracajuanos.

Expectativa

Como todos os anos na noite em que as luzes da árvore são acesas a avenida 13 de Julho fica repleta de pessoas, principalmente famílias, que vão apreciar o belo espetáculo. A estimativa é reunir só na avenida, mais de 30 mil pessoas. Além disso, de acordo com a assessoria da Energipe, vários outros pontos da cidade tradicionalmente reúnem um bom público para esperar o momento de ligamento da árvore, como a praia de Atalaia Nova, a ponte da Coroa do Meio, as sacadas dos apartamentos e, este ano, a Ponte Aracaju-Barra também servirá de mirante para o público.

O consumo de energia gerado pelas quase 30 mil lâmpadas é equivalente ao consumo de uma cidade com três mil habitantes. Apesar desse aumento significativo do consumo, o assessor de comunicação da Energipe, Augusto Aranha, diz que não ocorrerão quedas de energia, pois a empresa dispõe dessa carga e é montada uma estrutura específica para fornecer a energia para iluminar a árvore. “Vale lembrar também que esse consumo é pago pela Energipe, nós não repassamos para as conta das pessoas”, explica.

Como ocorre tradicionalmente, a árvore será desligada no Dia de Reis, comemorado em 6 de janeiro, quando toda a decoração natalina das ruas e casas são retiradas, como manda a tradição popular.

Por Carla Sousa

Comentários