Audiência debate situação do transporte de São Cristóvão

Audiência aconteceu nesta sexta-feira, 28 (Foto: Portal Infonet)

Uma comissão formada por moradores e conselho tutelar do município de São Cristóvão participou de uma audiência na manhã desta sexta-feira, 28, no Fórum Professor Gonçalo Rollemberg Leite, situado na Universidade Federal de Sergipe (UFS).

O objetivo foi cobrar a implantação de mais ônibus [atualmente existe um] para atender as comunidades de alguns povoados como São Luiz, Cardoso, Assentamento Rosa Luxemburgo, além do povoado Quissamã em Socorro.

Segundo a promotora de justiça do município, Karla Christiane Cruz, a comunidade procurou o Ministério Público na tentativa de intermediar uma solução para o problema. “Eles reclamam da impontualidade e o número reduzidos de linhas. Eles chegaram a dizer que ficam até três horas aguardando para se deslocarem do povoado até a saída de Aracaju. Foi colocado que a estrada não tem condições de passar veículos e realmente a justificativa tem razão de ser, conheço um povoado e verifiquei que a estrada é péssima. A secretaria de infraestrutura e educação respondeu que o transporte escolar foi restabelecido e que estava passando as máquinas para amenizar a questão da pavimentação”, conta.

O proprietário da empresa Atalaia, Alberto Almeida contou a reportagem do Portal Infonet que a situação da estrada dificulta a empresa atender o pleito da comunidade. “O que a gente hoje está tentando fazer é preservar o transporte, até porque é uma zona rural e uma área que requer manutenção constante. É uma estrada de barro e quando chove você tem a estrada danificada. Então é preciso uma manutenção quase que diária. Não é só a feitura da estrada hoje é a manutenção desse serviço ao longo os anos, principalmente na época chuvosa. O que a gente quer não é ficar sozinha com o problema porque o problema não é só nosso. É preciso que todos se envolvam porque sozinho não posso fazer”, informa.

Uma nova audiência foi designada para ocorrer dia 3 de setembro, às 12h no Fórum que deverá contar com representantes da SMTT e da Sedurb do município.

São Cristóvão

A equipe do Portal Infonet entrou em contato com a assessoria de comunicação do município que informou que as máquinas estão no povoado Cardoso e que com a melhora do tempo, a previsão é que na próxima segunda-feira, 31, a obra seja retomada. Segue a nota.

“A prefeitura de São Cristóvão vem a público provar que os serviços de terraplanagem continuam sendo realizados na estrada de acesso ao Povoado Cardoso. Em nenhum momento a máquina -que está realizando o trabalho- deixou os limites do povoado e tem sido inclusive guardada no terreno de um dos moradores da localidade, o senhor José Lourenço de Santana, que é fretista e há 13 anos reside no local.

O andamento das melhorias na estrada precisou ser desacelerado em decorrência das chuvas que vem caindo em todo o estado, em especial no município de São Cristóvão, pois fazer com que a máquina remexa a terra provocará ainda mais problemas à locomoção dos moradores. “Iniciamos os trabalhos de recuperação da estrada assim que finalizamos a instalação de manilhas no local, com o objetivo de realizar a drenagem da água na via de acesso aos povoados, mas com a chuva o serviço foi prejudicado. Se continuarmos a terraplanagem o solo perde estabilidade e com a água da chuva formam-se ainda mais buracos e deformações na pista”, explica o secretário da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Regional e Urbanismo (Sesurb), Halisson Silva Santos (Tarto).

Ainda de acordo com o secretário o serviço de terraplanagem que está sendo feito na via é a solução mais adequada para recuperação de estradas não pavimentadas como a do Cardoso. “Mas para isso é preciso paciência da comunidade, pois para fazer esse trabalho é preciso planejamento. Temos técnicos acompanhando o andamento dos serviços e foi por orientação deles, e na tentativa de não prejudicar ainda mais as condições da via, que demos uma pausa nessas ações. Grandes obras estruturantes estão por vir com a implementação do programa “Avança São Cristóvão” em diversas áreas do município e o Cardoso é uma das prioridades. Esperamos que a população entenda isso e colabore conosco”, pede Tarto.

Por Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais