O avanço do mar provocou o desabamento de uma casa e danos em parte da via de acesso à Ponta do Saco, em Estância, no sábado, 26. Imagens do momento em que a água atinge e derruba o imóvel viralizaram nas redes sociais. Segundo a Defesa Civil estadual, a residência já havia sido desocupada em março, após uma vistoria realizada na região. Neste domingo, 27, equipes estaduais e municipais acompanham a situação e avaliam medidas emergenciais para o local.
Em nota divulgada no sábado, a Prefeitura de Estância informou que equipes da Defesa Civil Municipal e da Secretaria Municipal do Turismo estavam acompanhando a ocorrência. A área foi isolada preventivamente, e os órgãos responsáveis pela rede elétrica foram acionados para intervenções relacionadas a um poste e ao fornecimento de energia.
Também no sábado, a Prefeitura divulgou um alerta sobre a previsão de marés de grande amplitude nos próximos dias. Segundo o município, a preamar poderia atingir aproximadamente 2,93 metros neste domingo, 27, e 2,97 metros na segunda-feira, 28. A partir do dia 29, a tendência é de redução gradual da intensidade.
Ainda conforme a Prefeitura, a combinação entre maré elevada, ondas, ventos e o processo de erosão já existente pode provocar novos recuos da faixa costeira, danos às estruturas próximas ao mar e afetar o acesso à Ponta do Saco.
Estado acompanha situação
Neste domingo, 27, o Governo de Sergipe, por meio da Procuradoria Geral do Estado (PGE/SE) e da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil estadual, está no município de Estância após ser acionado pela Prefeitura. As equipes reforçam as orientações de alerta para pessoas que possuem residências na Ponta do Saco e informam sobre as medidas emergenciais que devem ser adotadas.
De acordo com o subsecretário executivo da Defesa Civil estadual, tenente-coronel Sílvio Prado, o órgão já havia emitido um alerta após a vistoria realizada em março, quando a casa que desabou no sábado foi desocupada.
“A Prefeitura, através dos serviços municipais, conta com o apoio do governo estadual para executar desvio nessa área da pista, de forma que os veículos que forem à Ponta do Saco retornem com segurança, principalmente a partir das 16 horas, quando ocorrerá a alta da maré”, detalhou.
Ainda conforme Sílvio Prado, é possível que a água cubra totalmente esse trecho da pista. Por isso, providências serão adotadas para reduzir os transtornos para moradores, visitantes e turistas que trafegam na região.
A orientação das autoridades é para que a população não ultrapasse as áreas isoladas pela Defesa Civil, não entre em imóveis ou estruturas interditadas e mantenha distância de locais comprometidos pela erosão. Também é recomendado não se aproximar de cabos, postes ou equipamentos elétricos danificados e acompanhar os comunicados oficiais.
Por Verlane Estácio com informações da Prefeitura de Estância e do Governo de Sergipe

Comentários estão fechados.