
Uma ave marinha da espécie pardela-sombria (Puffinus puffinus) foi resgatada após encalhar na Praia da Caueira, no município de Itaporanga d’Ajuda. A informação foi divulgada pela Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA), nesta sexta-feira, 10.
Segundo a fundação, durante o atendimento, as equipes verificaram uma anilha de identificação na ave, revelando que o animal já havia sido resgatado, reabilitado e devolvido à natureza no estado de Santa Catarina, quatro anos atrás.
Na época, a ave recebeu os cuidados do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, executado pela Univille. Com o registro, foi possível reconstruir parte da trajetória do animal.
“O registro demonstra a importância dos programas de monitoramento, reabilitação e soltura de aves marinhas. As identificações de aves que retornam à natureza, conectam informações, instituições e pesquisadores, gerando dados essenciais para o conhecimento científico e para a conservação da biodiversidade”, informou a FMA.
Sobre o projeto
A realização do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Sergipe-Alagoas (PMP-SEAL) é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama para as atividades da Petrobrás de produção e escoamento de petróleo e gás natural.
O projeto é realizado desde o município de Conde (Bahia) até Piaçabuçu (Alagoas), dividido em três áreas. Sendo a responsabilidade técnica da Mineral Engenharia e execução em Sergipe pela Fundação Mamíferos Aquáticos e Projeto Tamar.
Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos, debilitados ou mortos, o contato pode ser realizado pelo telefone 0800 728 9001 ou (79) 99130-0016.
*Com infformações da FMA

Comentários estão fechados.