Banco do Nordeste lança Programa BNB de Cultura

Hoje, 31, estará sendo lançado às 15 horas, no auditório do Centro Cultural Banco do Nordeste, situado na rua Floriano Peixoto, 941 – 3º andar, centro, em Fortaleza, o Programa BNB de Cultura. Visando priorizar a cultura nordestina, mas levando em consideração o fato dela estar inserida na cultura brasileira e universal o Programa destinará R$ 1 milhão, neste primeiro semestre de 2005, para apoiar projetos nas áreas de Música, Literatura, Artes Cênicas e Artes Visuais.

 

A partir de amanhã, 1º de fevereiro, o Banco do Nordeste do Brasil estará abrindo o edital com o regulamento do Programa BNB de Cultura. Ele, juntamente com os respectivos formulários de inscrição estarão disponíveis no site do BNB  (www.bnb.gov.br). Na forma de patrocínio direto, o Programa destinará R$ 250 mil para cada uma das quatro categorias. Será dada prioridade para os projetos vindos dos Estados onde o BNB atua: os nove Estados do Nordeste, Norte de Minas e do Espírito Santo.

 

Os projetos poderão ser apresentados até 11 de março e a relação dos selecionados será divulgada dia 4 de abril. “Serão contemplados, no mínimo, 22 projetos em cada uma das quatro categorias”, informa Paulo Mota, superintendente de Comunicação e Cultura do BNB.

CARACTERÍSTICAS –
Para a seleção dos projetos culturais, serão considerados os seguintes critérios: qualidade artística; investimentos dos recursos financeiros e geração de emprego e renda dentro da área de atuação do Banco; formação ou aperfeiçoamento profissional; ampliação do acesso da comunidade à produção cultural; atendimento dos interesses coletivos da comunidade; formação de novas platéias para os produtos culturais; ações voltadas para municípios de pequeno e médio porte na área de atuação do BNB, especialmente aqueles situados na região do semi-árido; viabilidade físico-financeira; condições de sustentabilidade; e potencialidade de consolidação da imagem do BNB junto à sociedade.

Todos os projetos culturais selecionados deverão oferecer ao BNB, no mínimo, as seguintes contrapartidas: inclusão da logomarca institucional do BNB e do Governo Federal ou de outro produto ou serviço associado, a critério exclusivo do Banco, em todas as peças promocionais; inclusão da logomarca do Banco e do Governo Federal em espaços onde serão realizados os eventos, quando for o caso; citação verbal do patrocínio do BNB em todas as entrevistas concedidas à imprensa sobre a realização do projeto; e doação de 20% de qualquer produto gerado pelo projeto (livro, disco, ingressos etc.) para uso a critério do BNB.

O Programa BNB de Cultura será focado nas seguintes linhas de atuação e respectivas vertentes:

Música (registro e difusão de música contemporânea, formação e desenvolvimento de bandas, corais e orquestras, e realização de eventos coletivos ou de formação musical);

Literatura (incentivo à leitura e criação de acervos bibliográficos, edição e divulgação de obras literárias e realização de eventos coletivos ou de formação literária);

Artes Cênicas (montagem e circulação de espetáculos teatrais, formação e desenvolvimento de artistas ou grupos de artes cênicas, e realização de eventos coletivos e de formação em artes cênicas); e

Artes Visuais (montagem e circulação e de exposições de artes visuais, e realização de eventos coletivos e de formação em artes visuais).

Mais informações através do site do BNB ou com Paulo Mota através do telefones (0xx85) 3299.3064, 3299-3083, 9922-9859, ou ainda do e-mail paulomota@bnb.gov.br. Com Henilton Menezes (gerente do Centro Cultural Banco do Nordeste): (0xx85) 3488-4027, 9944-4357, henilton@bnb.gov.br. Ou com Carmen Paula Menezes (assessora da superintendência de Comunicação e Cultura do BNB) pelos telefones (0xx85) 3299-3586, 9985-2505 ou através do e-mail cpaulavm@bnb.gov.br. Ou ainda com Luciano Sá (assessoria de imprensa do BNB):(0xx85) 3299-3218, 9117-1234, lucianoms@bnb.gov.br.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais