Bibliotecas públicas abrem em fim de semana e feriado

0

Foto: Ednah Mary (AAN)
Os leitores de plantão em Aracaju têm novo motivo para comemorar. Por determinação de um acordo firmado entre a Prefeitura de Aracaju e o Ministério Público Estadual (MPE), as bibliotecas públicas da cidade agora abrirão também aos finais de semana e feriados.

 

A medida entra em prática a partir de hoje. Já neste sábado, os interessados podem comparecer a qualquer uma das duas unidades instaladas na capital: a Clodomir Silva e a Ivone de Menezes. A primeira está localizada no bairro Siqueira Campos, enquanto a segunda fica no conjunto Augusto Franco.

 

Porém, vale a pena lembrar que, aos sábados, domingos e feriados, o horário de funcionamento sofrerá algumas alterações e será reduzido. Enquanto nos dias úteis ele vai das 8 às 20 horas, nos demais ele só irá das 9 às 13 horas.

 

RETROSPECTO – Para se adequar às mudanças, os funcionários de ambas as bibliotecas receberam treinamento específico, que se estendeu por cerca de um mês. Seguindo os tópicos do acordo, a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju) deverá montar relatórios trimestrais sobre o funcionamento das unidades.

 

O documento consistiu num Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta e foi firmado em maio deste ano, mais precisamente no dia 2. As assinaturas que o selaram foram as dos promotores Orlando Rochadel e Augusto César Resende, representantes do Núcleo dos Direitos à Educação e à Saúde do MPE; e a do vice-presidente da Funcaju, Hidelbrando Maia Júnior.

 

DEMORA – Porém, nem tudo foram flores na transformação do projeto em realidade. Apesar de a abertura das bibliotecas nos novos horários estar programada para ocorrer a partir de 2 de junho, somente neste sábado é que ela sai do papel.

 

O não cumprimento do acordo com o Ministério Público – que estabeleceu um prazo de 30 dias para que seus acertos fossem colocados em prática – foi justificado na demora para recrutar e treinar o pessoal. De acordo com a presidente da Funcaju, Karlenne Sampaio, o atraso estava, inclusive, previsto.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais