Bilhetagem eletrônica em ônibus facilita vida de passageiros

Qualquer pessoa pode se cadastrar e ter acesso ao cartão Mais Aracaju (Foto; Portal Infonet)

A frota do transporte público de passageiros de Aracaju e região metropolitana vem sendo substituída por veículos novos e mais modernos. Hoje, parte da frota possui sistemas mais inteligentes e com mais acessibilidade. Uma das medidas adotadas para facilitar o pagamento das passagens no transporte público e a logística das empresas foi a implantação da bilhetagem eletrônica nos ônibus. De acordo com o Sindicato dos Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp), 100% da frota de veículos que circula na capital e Grande Aracaju possui o sistema, além dos terminais de integração e as garagens das empresas.

Usuários dizem que bilhetagem eletrônica facilita viagens no transporte público (Foto: Portal Infonet)

Há 12 anos, o sistema começava a ser implantado com o objetivo de facilitar a logística das empresas que compravam os vales-transporte, em ticktes, para seus funcionários. Hoje, todo o processo é feito no sistema Mais Aracaju. “Atualmente, temos 110 mil cartões de vale-transporte cadastrado. Imagine isso, lá em 2007, quando ainda era o vale de papel e as empresas tinham que buscar os vales dos funcionários com carro forte ou com seguranças, tinham que ter alguém na empresa para contar, separar e distribuir, então pensamos em implantar a bilhetagem eletrônica inicialmente para melhorar a logística das empresas”, conta José Carlos Amâncio, diretor executivo do Setransp.

Diretor Executivo da Setransp, José Carlos Amâncio, conta que bilhetagem eletrônica é utilizada por 70% dos usuários do transporte público (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Cerca de 70% dos usuários do transporte coletivo de Aracaju e região metropolitana usam os cartões Mais Aracaju para pagar suas passagens, segundo informa o Setransp. Dentro desse público, estão os estudantes, trabalhadores e pessoas que possuem algum tipo de gratuidade. “Com a bilhetagem eletrônica, as empresas passaram a gerenciar melhor as viagens de seus veículos, conseguindo saber quantas viagens são feitas de ida e volta, quantas passagens gratuitas, conseguem ter um controle melhor das viagens, assim como os passageiros que não precisam mais andar com dinheiro, esperar troco e, ainda no caso de perda do cartão, é feito o bloqueio, solicitada a segunda via e os créditos são recuperados. É uma vantagem para todos”, afirma Amâncio.

Dona Maria Augusta Oliveira, hoje aposentada, conta que sempre utilizou o transporte público e acompanhou a mudança do papel para o cartão. “Hoje em dia as coisas estão bem melhores, em todos os sentidos, e trocar o papel por cartão para mim facilitou muito porque acaba com isso de andar com dinheiro, e acho que deixa a passagem de passageiros mais ágil pela catraca. Eu já tenho direito a gratuidade, mas meu cartão só posso solicitar em dezembro quando faço 65 anos, e assim que puder vou dar entrada para não precisar apresentar identidade. O que puder fazer para facilitar minha vida, eu faço”, brinca.

Dona Maria Augusta acompanhou o processo de mudança de papel para cartão (Foto: Portal Infonet)

A cabeleireira Daniele Patrícia Oliveira acredita que a bilhetagem eletrônica torna o pagamento de passagens mais ágil. “Na linha de ônibus que pego não tem cobrador, é o próprio motorista quem cobra, então quando as pessoas estão com o cartão é bem mais rápido do que quando o motorista tem que receber dinheiro e passar o troco. Com certeza, o cartão torna a viagem mais prática”, diz.

Recargas

O estudante Givaldo Messias diz não ter dificuldade em fazer as recargas do cartão de passagens (Foto: Portal Infonet)

As recargas podem ser feitas nos postos de atendimento espalhados pela capital, nos pontos dos terminais de integração ou até mesmo pela internet usando boleto ou cartão de débito. “Estamos estudando a possibilidade de recarregar a carteira pagando com o cartão de crédito, uma forma de facilitar ainda mais a vida dos usuários”, adianta.

O estudante Givaldo Messias diz não ter dificuldade em recarregar, que existem muitos pontos de recarga espalhados pela cidade e o processo é bem simples. “Eu mesmo nunca tive dificuldade, faço minhas recargas no próprio terminal ou mesmo pela internet. Me sinto mais seguro com o cartão do que andar com dinheiro”, afirma.

Segurança

Amâncio explica que com a implantação da bilhetagem eletrônica o dinheiro passou a circular menos e o interesse em assaltar os ônibus diminuiu. “O uso dos cartões acaba sendo uma medida de segurança tanto para os funcionários quanto para os usuários porque como 70% dos passageiros usam o bilhete eletrônico pouco dinheiro circula nos ônibus, então assaltar ônibus para levar a renda deixou de ser interessante”, assegura.

Qualquer pessoa pode ter acesso ao cartão Mais Aracaju, basta se cadastrar e escolher a modalidade de cartão pré-pago. De acordo com o Setransp, 8,7 mil pessoas se cadastraram no sistema de cartão pré-pago até o mês de agosto. “Intensificamos uma campanha para incentivar as pessoas a adquiri o cartão pré-pago, e a pessoa recarrega o valor que quiser, um, duas, três, ou quantas passagens quiser, e pode fazer isso através do cartão de débito e, futuramente, do cartão de crédito”, explica Amâncio.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais