Bombeiros alertam para medidas contra incêndios em condomínios

O evento prossegue durante o restante da manhã com novas palestras. (Foto: Portal Infonet)

A importância da adoção de medidas de segurança contra incêndios é alvo de discussão na manhã desta quarta-feira, 3, em seminário promovido pelo Corpo de Bombeiros Militares de Sergipe e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O evento ocorre em um hotel da Orla de Atalaia e destaca pontos tais como as medidas necessárias para se evitar a provocação de incêndios em condomínios. Para a discussão, estão presentes síndicos, arquitetos, engenheiros e estudantes.

A síndica Carla Vitória atua há mais de 12 anos na função. (Foto: Portal Infonet)

A síndica Carla Vitória explica que atua na função há doze anos em um condomínio localizado na zona sul de Aracaju e que reconhece a importância das medidas de proteção e pretende levar novas informações aos seus condôminos. “Eu avisei que estava vindo pra cá e tudo que tiver de novo levarei. Sempre que há algum tipo de incêndio eu jogo pro nosso grupo e fica até parecendo terrorismo, mas não é. A gente precisa informar para as pessoas entenderem que é perigoso”, conta a síndica.

Carla também reclama que há uma falta de contato dos Bombeiros com a comunidade que reside em condomínios. “Enquanto síndicos, não temos muito contato com o Corpo de Bombeiros. Há muitos que não conhecem nem mesmo as exigências da corporação. É muito importante (o diálogo) porque temos visto uma grande quantidade de incêndios acontecendo aqui em Aracaju”, diz.

Primeiro palestrante do dia, com o tema “Desafio das atividades de vistoria e análise do Corpo de Bombeiros”, capitão André Melo afirma que o evento ocorre justamente para suprir essa ausência e tem por intuito a aproximação da Corporação às entidades e lideranças. “O objetivo é justamente preencher esta lacuna e deixar o canal aberto para que os responsáveis das edificações procurem, no caso de qualquer dúvida, os analistas e entendam o porquê de alguns métodos serem exigidos.”, ressalta.

Segundo o capitão André Melo, as estatísticas apontam para casos de curtos-circuitos como os maiores geradores de incêndios em condomínios na capital. (Foto: Portal Infonet)

Segundo o capitão, as estatísticas apontam para casos de curtos-circuitos como os maiores geradores de incêndios em condomínios na capital. “A maioria dos incêndios, segundo dados da perícia, provêm de fenômenos termoelétricos, que são curtos-circuitos em ares-condicionados, geladeiras, micro-ondas, geralmente em máquinas térmicas.”, indica André Melo, que alerta: “É sempre necessária a realização de manutenção na parte elétrica dos condomínios”, conclui.

O evento prossegue durante o restante da manhã com as palestras “Regularização das empresas de baixo risco”, ministrada também pelo capitão Felipe Melo, e ‘O efeito das chamas em estruturas de concreto armado’, coordenada pelo engenheiro civil Leonardo Medina Rosário.

por Daniel Rezende

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais