Bombeiros treinam mergulhadores em Aracaju

Mais sete mergulhadores atuaram na corporação (Fotos: Portal Infonet) 
O Corpo de Bombeiros iniciou na tarde desta sexta-feira, 17, o I Curso de Treinamento em Mergulho e Resgate no Mar para guarda-vidas em Aracaju. Até o final do ano, mais sete mergulhadores comporão a equipe do corpo de bombeiros na área de mergulho em mar aberto, em aeronaves e embarcações, além trabalhos submersos, contribuindo para a diminuição dos índices de afogamento na capital sergipana.  

 

O Tenente Oliveira, do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, explica que a atividade do mergulho é bastante peculiar. “É muito difícil selecionar pessoas para trabalhar neste ramo do corpo de bombeiros. Há muito tempo esperávamos por um

Treinamento será concluído em 15 semanas
treinamento intensivo como este e estamos trabalhando com muita seriedade para formar mergulhadores aptos a atuar em nossas praias”, aponta.

 

Ele conta que a intensa rotina e o desgaste do trabalho de um mergulhador acabam causando a defasagem de profissionais na área. “Desde o começo do ano estamos com apenas três mergulhadores para operações de salvamento e resgate no mar. Desta forma, fica quase impossível de cobrirmos toda a costa sergipana e regiões circunvizinhas”, relata.

 

Banhistas

 

Tenente Oliveira coordenada o treinamento
Segundo o tenente Oliveira, ainda existe uma cultura de desrespeito por parte de muitos banhistas, contribuindo para a série afogamentos ocorridos na capital. “Mesmo com todo o aparato de guarda-vidas pelas proximidades e os trabalhos preventivos que oferecemos, as pessoas devem estar conscientes do perigo que o mar pode oferecer como a abertura de valas, por exemplo”, aponta.

 

Ele recomenda a banhistas, muito cuidado e responsabilidade no mar para evitar possíveis tragédias. “Se você não conhece o local, procure um guarda-vida e solicite informações a respeito de locais perigosos na área. Além disso, respeite a sinalização com as bandeirolas espalhadas pela praia e muito atenção às crianças”, adverte.  

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais