Busca por serviços de arquitetura e decoração crescem na pandemia

“Quando a gente cuida do lar, estamos cuidando de nós mesmos”, opina arquiteta Fátima Falcon (Foto: Ricardo Prado)

Na pandemia, com mais tempo em casa, o conceito de lar – que denota algo mais afetivo e familiar – tornou-se mais forte e necessário, tendo em vista que em meio a tantas notícias ruins, estar em casa, para muitos, é estar seguro como em um templo. Essa busca por conforto, que muitas vezes era deixado “para amanhã” por falta de tempo, resultou no aumento nos serviços de arquitetura e decoração neste período.

Uma pesquisa do Grupo Consumoteca, por exemplo, apontou que 55% das pessoas da classe A e 39% da C fizeram alguma modificação em seus lares durante o isolamento social. Entre os dias 24 de fevereiro e 3 de maio, as compras na categoria Casa, Móveis e Jardim, do Mercado Livre cresceu 84% a mais em comparação ao período anterior.

Para a arquiteta Fátima Falcon, terapeuta da casa e especialista em Arquitetura Sistêmica, no entanto, nem sempre mexer na decoração da casa é sinônimo de grandes obras ou compras de novos móveis. “Às vezes não é comprar mais, é tirar. Reformar ou decorar não tem a ver com adquirir mais, pode ser ter somente o que te faz sentido. Eu tenho duas coisas que eu gosto muito. Gosto de pautar o que é realmente essencial e, também, de ressignificar, transformar e dar novos usos nas peças”, conta.

O trabalho desenvolvido por Fátima, inclusive, tem como principal foco o desenvolvimento do autoconhecimento das pessoas, conectando-as com os seus lares com um olhar mais afetivo. Na visão da profissional, lar é energia e deve sempre estar vibrando de forma positiva. Em seus projetos, o primeiro momento é de uma conversa para chegar ao entendimento do que a pessoa almeja em comparação com o que ela realmente precisa.

“O lar é extensão da pessoa. Então, quando a gente cuida do lar, estamos cuidando de nós mesmos. Lar tem que ser um lugar em que tenha a nossa identidade e a de quem mora ali. Não é só sobre ter por ter, mas ter porque faz sentido. E, assim, quando a gente cuida do lar, a gente está curando nós mesmos. Cada canto da sua casa representa uma área da sua vida. Então a gente não pode deixar aquele cantinho ali desligado”, explica a profissional.

Eleve a energia do seu lar

Em seu perfil no Instagram, o @fatimafalcon.arquitetura, a profissional além de contar o resultado dos seus projetos e consultorias também dá dicas de como os seguidores podem, sozinhos, melhorar a energia de seus lares com apenas pequenas atitudes. Para isso, Fátima aconselha:

– Faça limpezas físicas e energéticas sempre que possível
– Livre-se do que não é necessário ou não te faz bem
– Escute músicas que elevem a sua vibração
– Permita que a luz do sol entre
– Tenha filtros energéticos e plantas
– Dê novo uso ou conserte o que está quebrado
– Faça orações
– Consuma consciente
– Cultive o autocuidado

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais