“Caminhos para uma Vitória Eleitoral”, por Ricardo Leite

Essa é uma época curiosa. Ouvem-se músicas estranhas, vê-se repetidas vezes rostos desconhecidos, e, também não é raridade, o eleitor ser abordado com a batida súplica: “Sou candidato. Se não tiver compromisso, vote nesse seu amigo aqui”. São algumas peculiaridades da campanha eleitoral nossa de cada dia – até três de outubro, ou 31 do mesmo mês se houver segundo turno. Para o cidadão/eleitor, são situações superficiais que escondem uma rotina duríssima enfrentada pelos milhares de postulantes aos cargos de prefeito, vice e vereador nos mais de 5650 municípios. Cada um sonhado com o ouro olímpico, com a vitória(ou um milagre), obtida – entre outros predicados – usando o mágico marketing.

Em Sergipe ensina-se essa disciplina sim senhor: a multifacetada pesquisadora Débora Pimentel dá sua aula como o livro Vitória nas Urnas – Estratégias de Marketing Político, editado pelo Instituto Tancredo Neves (ITN) do PFL, o mais profícuo órgão intelectual partidário de Sergipe, atualmente sob a presidência da dinâmica e inteligente pedagoga Maria Clara. São quase 100 páginas de texto limpo, ágil e, sobretudo, perspicaz, emanado de uma escritora e palestrante carimbada na arte de expor com clareza. Sua voz suave, quase terna, é transmutada para o texto, que se lê como se estivesse conversado com a própria. Quem começa não pára.

Filho de peixe, peixinho é. Velho ditado popular se aplica aqui. Débora tem sangue bom. Seu pai, Nazário Pimentel é um precursor da publicidade, e fundou a primeira agência de turismo em Sergipe. Foi dono de jornal (Jornal de Sergipe e Jornal da Cidade, O Jornal e Rádio Jornal em Alagoas) e atualmente toca seu belo hotel Xingo em Canindé do São Francisco. É um relações públicas nato, versátil no manejo do marketing empresarial e pessoal. Tudo o que faz dá certo, e ele divulga isso, no que está certo. O professor agora vira aluno da filha: é candidato a vereador em Canindé e certamente aprendeu bastante com o livro de Débora.

A autora cita exemplos de eleições marcantes no Brasil e no mundo. Vai de Collor até JFK(EUA). Destaca pensamentos dos grandes marketeiros brasileiros e não esquece de citar nomes sergipanos que labutam ciclicamente nessa seara cheia de meandros. Reforça seu livro com o que aprendeu e inova em construções riquíssima. “No marketing vendemos ilusões, na psicanálise destruímos as ilusões”, reflete, amparada no conhecimento profundo adquirido como psicanalítica de sucesso que é.

Pedir voto, fazer visitas, aparecer na televisão, montar o dia da eleição, tudo isso e muito mais é crucial para o candidato chegar lá. Mas buscar o conhecimento, aquilo que outros já pensaram antes, é básico também, e o livro recém lançado é um manual simples, barato e muito útil na luta contra o tempo que se esvai numa rapidez incrível quando se é candidato. Sem precisar pesquisar, estudar e gastar muito tempo e dinheiro, o candidato e sua assessoria podem economizar muito lendo Vitória nas Urnas, um fortíssimo cabo eleitoral para o candidato inteligente.

* Ricardo Leite é jornalista, advogado e autor do livro Julio Leite: O Chefe Invisível. 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais