CCTECA comemora dois anos com mais de 28 mil visitas

Casa de Ciência e Tecnologia faz dois anos de existência (Foto: Walter Martins/PMA)
A Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA) comemora nesta terça, 22, dois anos de existência.  O local é um projeto piloto da Prefeitura de Aracaju, financiado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e mantido pela Secretaria Municipal da Educação (Semed). Professores e estudantes da rede municipal e particular de ensino utilizam o espaço, onde podem realizar experimentos nas áreas de física, química, matemática, informática, astronomia e ciências em geral.

Segundo o diretor da CCTECA, Augusto César, a Casa vem cumprindo seu papel. Em 2010, mais de 28 mil pessoas visitaram a unidade. “Além a aproximar a ciência da população e ser base de apoio para as escolas, o espaço também é considerado um ponto turístico da cidade, sendo bastante visitado por pessoas daqui e de outros estados”, declarou.

Em 2010 mais de 28 mil pessoas visitaram a unidade
Quem visita o local tem a oportunidade de conhecer 82 experimentos interativos, entre eles o Girotec (simulador da ausência de gravidade) e o gerador de Van Der Graaf (acelerador de elétrons que promove a eletrização do corpo que o toca). Além disso, o ambiente possui um laboratório de informática com dez computadores e um planetário com 30 assentos. Nos sábados e domingos em que a lua se encontra nas fases cheia e crescente, os visitantes podem realizar observações astronômicas com o uso de telescópios.

Curso

Com vistas à melhoria da qualidade do ensino, a CCTECA estará promovendo um curso de capacitação docente na área de Astronomia. O curso terá caráter teórico e prático e abordará os fundamentos da astronomia, apontando algumas ferramentas educacionais para o ensino da disciplina.

O curso ainda visa embasar os professores para preparar seus alunos para a ‘Olimpíada Brasileira de Astronomia” (OBA), evento nacional realizado pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) que premia os alunos com medalhas e prêmios especiais, como bolsas de estudo, além de ser a porta de acesso para a ‘Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica” e para a ‘Olimpíada Internacional de Astrofísica e Astronáutica”.

Café Consciência

No próximo domingo, 27, a Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA) realizará a segunda edição do ‘Café Consciência”, série mensal de exposições e debates voltada à formação crítica interdisciplinar dos participantes. A cada edição, cientistas e pensadores convidados realizam uma apresentação sobre um tema relevante para a sociedade, seguida por debates. As exposições acontecerão no Planetário da Casa e as vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (79) 3217 3370.

Localização

A CCTECA está localizada na Av. Oviedo Teixeira, no Parque Augusto Franco (Parque da Sementeira), próximo ao Shopping Jardins. Das terças às sextas-feiras, o horário de visitação é das 9h às 12h e das 14h às 17h. Aos sábados e domingos, a visitação vai das 14h às 17h. Nos sábados e domingos em que ocorrem as observações, a visitação é das 18h às 20h. Os interessados devem agendar suas visitas.

Fonte: PMA

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais