Ceac volta a emitir Carteira de Trabalho

A emissão da CTPS estava suspensa desde março de 2016 

Diante de um termo de parceria assinado entre a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) e Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh), o Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac) volta a emitir Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

De acordo com o secretário da Seplag, Rosman Pereira, a emissão da CTPS estava suspensa desde março de 2016 e cerca de 15 mil pessoas deixaram de ser atendidas com esse benefício. Revela que com a aprovação da reforma trabalhista e pelo número de cidadãos que não conseguiram atendimento no último ano, nos próximos meses deve haver um aumento significante na procura. “Voltamos a ofertar o serviço no momento propício”, disse o secretário.

Rosman lembra que o cidadão pode tirar a sua Carteira de Trabalho na rede Ceac, que possui três unidades fixas instaladas em Aracaju (shopping Riomar, rodoviária nova e Rua do Turista). Assim como no Ceac itinerante, que circula semanalmente nos municípios sergipanos. “Este, é mais um serviço, dentre os 75 ofertados pelo Governo do Estado, ao cidadão, através do Ceac”.

Para o diretor-geral dos Ceac´s, Felipe Barreto, o ideal é que os usuários façam o agendamento prévio pela internet. Mas, revela que as pessoas que procurarem diretamente os Centros de Atendimentos serão atendidas. “Depois de protocolar o pedido, a entrega do documento demora alguns dias para conferência e cruzamento de informações entre os órgãos responsáveis”.

CTPS

Para requerer a primeira via da CTPS, o cidadão deverá levar um documento com foto, CPF e comprovante de residência com CEP. Para requerer a CTPS em caso de perda da primeira via, a pessoa deverá levar, além de toda a documentação, o boletim de ocorrência. E para tirar novo documento, em continuação ao anterior, o trabalhador deverá levar a CTPS antiga e toda a documentação. No caso de emissão do CTPS, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não substitui o RG e CPF.

Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag)

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais