Central de Conciliação do TJ/SE será destaque em evento no STJ

0

O Poder Judiciário sergipano foi selecionado pela Comissão Julgadora da ‘8ª Mostra Nacional de Trabalhos da Qualidade do Judiciário Estratégia e Gestão’, para apresentar o Projeto da Central de Conciliação do Fórum Gumersindo Bessa da Comarca de Aracaju/SE.

O evento está sendo realizado desde ontem,7, e termina nesta sexta-feira, 9, na sede do Superior Tribunal de Justiça, em Brasília. Ao todo a mostra teve 84 trabalhos inscritos, depois de analisados pela Comissão Julgadora foram escolhidos apenas 16.

O objetivo da Mostra de Qualidade é abrir espaço para que os tribunais, membros e servidores possam divulgar as experiências relacionadas aos processos judiciais, à tecnologia aplicada, e às gestões estratégicas e de pessoas. Deste modo, possibilita-se a divulgação de contribuições relevantes e inovadoras resultantes dos trabalhos/projetos apresentados com o intuito de alcançar a excelência na prestação jurisdicional.

Projeto

A Central de Conciliação, criada pela Resolução 58/2006, tem por finalidade promover a conciliação em qualquer fase do processo, nos feitos de natureza comum e de família, independente do valor da causa. O projeto enaltece a cultura da resolução pacífica dos conflitos mediante a utilização de meios alternativos pelas partes, orientadas por um conciliador, o que proporciona aos litigantes solucionarem suas desavenças sem maiores perdas ou dissabores.

Conforme a Coordenadora do Centro, Dra. Dauquíria de Melo Ferreira, “em apenas um semestre de funcionamento a Central de Conciliação já nos deu resultados expressivos como o aumento de mais de 400% da média mensal de audiências de conciliação desafogando a pauta de audiência dos Juízes e diminuindo o tempo de espera das partes”.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais