Centro histórico de Aracaju pode ser revitalizado

0

Durante uma reunião na manhã do último dia 24, entre a secretária de Planejamento Lúcia Falcón e técnicos de diversos órgãos da Prefeitura de Aracaju, ficou definido que no dia 3 de fevereiro o prefeito Marcelo Déda irá assinar convênio com a Caixa Econômica Federal (CEF) e o governo francês para a implementação do Projeto Técnico de Cooperação que revitalizará todo o Centro Histórico da cidade.

Aracaju é uma das poucas cidades brasileiras incluídas no “Cidade Brasil”. Esse é um programa de cooperação urbana da Caixa e da Embaixada da França no Brasil que visa a revitalização urbana, caracterizada não somente por critérios funcionais, mas também políticos, sociais e ambientais. A proposta, que está perto de ser concretizada, foi apresentada à secretária e ao vice-prefeito Edvaldo Nogueira no ano passado pela representante do consulado francês no Brasil, Clémentine Tribouillard.

O projeto está em fase de elaboração. “O plano completo vai destacar o desenvolvimento econômico da região central da capital, envolvendo a área de habitação, todo o sistema viário de transportes, paisagismo, proteção e valorização do patrimônio histórico e uma parceria com os proprietários privados e todos os agentes locais. O trabalho já se iniciou no mês de agosto do ano passado e obras de curto prazo já estão sendo realizadas, como o museu de rua da Ponte do Imperador, recapeamento asfáltico e recuperação das quatro praças (Fausto Cardoso, Olimpio Campos, Teófilo Dantas e Almirante Barroso)”, contou Lúcia Falcón.

A indicação da capital sergipana para o programa Cidade Brasil foi feita pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, que hoje mantém junto à Prefeitura de Aracaju dois importantes projetos: Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros (PNAFM) e o Habitar Brasil. Ele mostra o resultado positivo dos investimentos do BID na política de planejamento urbano desenvolvida pela administração municipal de Aracaju nos últimos cinco anos.

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais