Chesf aumenta vazão da usina de Xingó para melhorar qualidade da água

Chesf aumenta vazão para 1.300 m³/s em Xingó (Foto: Arquivo Portal Infonet)

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) aumentou a vazão da Usina Hidrelétrica de Xingó desde o ultimo domingo, 5. A medida foi adotada a pedido da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade de Sergipe (Sedurbs) para melhorar a qualidade da água que abastece a população sergipana.

Desde ontem que a vazão da Hidrelétrica passou de 1.100 metros cúbicos por segundo para 1.300 metros cúbicos por segundo. O pedido da Sedurbs foi feito para melhorar qualidade da água do rio e possibilitar a normalização do abastecimento de água potável para consumo humano.

De acordo com Chesf, as chuvas na região e, principalmente, a cheia do Rio Ipanema, causaram alto teor de turbidez (sedimentos argilosos) da água no Baixo São Francisco, prejudicando algumas captações de água. A nova vazão deve ser praticada até novo comunicado.

A Chesf disse que já informou a todas as entidades cadastradas, como prefeituras e defesas civis do Estado e municípios da região sobre a nova vazão, e que pode ser necessário aumenta-la, e dessa forma, é fundamental deixar livre o espaço por onde o rio passa historicamente (calha do rio).

Por Karla Pinheiro com informações da Chesf

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais