CNBB discute com Lula greve de fome de bispo Dom Cappio

0

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe na manhã de hoje, 12, no Palácio do Planalto, dirigentes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para discutir a greve de fome do bispo de Barra (BA), dom Luiz Flávio Cappio, que completa hoje 16 dias. Participam do encontro o presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha, e o secretário-geral, dom Dimas Lara Barbosa.

Esta é a segunda vez que Dom Cappio faz jejum pedindo o arquivamento do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional, ou seja, contra a transposição. O primeiro jejum ocorreu em 2005 e durou 11 dias. Depois que o Governo abriu negociação sobre o arquivamento da obra, o bispo cessou o jejum, mas como nada foi feito de concreto ele resolveu pressionar mais uma vez, e promete ir até o fim.

Mesmo com a determinação da Justiça de suspender as obras da transposição, através de uma liminar concedida ontem, 11, Dom Cappio resolveu permanecer em greve, ele declarou que a liminar é apenas um sinal de esperança. Os bispos da CNBB ainda tentaram convecê-lo a substituir o jejum por uma peregrinação pela foz do São Francisco, mas ele está irredutível. Depois da reunião de hoje, 12, com o presidente Lula pode ser que sejam tomadas medidas positivas para convencer o bispos, que já está bastante debilitado, a acabar com a greve. 

Comentários