Começa hoje nova fase do defeso do caranguejo-uçá e segue até domingo

Caranguejo-uçá fica mais vulnerável à captura na fase de andada (Foto: Ibama)

Inicia nesta segunda-feira, 10, a segunda fase da época do defeso do caranguejo-ucá e segue até o próximo domingo, dia 15. Nesse período, ficam proibidos a captura, o transporte, o beneficiamento, a industrialização e a comercialização do crustáceo em todo estado de Sergipe, conforme estabelecido em instrução normativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Conforme a instrução normativa do Mapa, estes procedimentos também ficam proibidos nos estados do Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Bahia.

O defeso do caranguejo-uçá acontece em três períodos anualmente, época em que os caranguejos entram na fase de andada: os machos e fêmeas saem de suas respectivas tocas para o acasalamento. Neste período, os animais ficam mais vulneráveis à captura.

Neste ano, a primeira fase do defeso aconteceu entre os dias 11 e 16 de janeiro. Agora, se inicia a segunda fase e em março, entre os dias 10 e 15, acontece a terceira fase, conforme a instrução normativa do Mapa.

Estabelecimentos com atividades relacionadas ao uso do caranguejo-uçá deverão informar ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) ou ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) a relação detalhada dos estoques do animal até o último dia útil que antecede cada período de andada. Os estoques transportados devem estar acompanhados de autorização emitida pelo Ibama.

Com informações do Ibama

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais