Comércio e serviços não essenciais terão escalonamento no horário

Prefeito anuncia escalonamento no horário de funcionamento do comércio e serviços na capital (Foto: reprodução de vídeo da PMA)

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, anunciou na manhã desta quinta-feira, 8, que irá manter os decretos com todas as medidas restritivas que já estão sendo praticadas na capital, inclusive o toque de recolher das 20h às 5h até o próximo dia 15.

A novidade foi o anúncio do escalonamento do horário de funcionamento do comércio e serviços em Aracaju a partir da próxima segunda-feira, 12. O objetivo dessa medida é reduzir em até 30% a circulação de pessoas no transporte público nos horários de pico.

De acordo com Edvaldo Nogueira nos últimos 15 dias foi feito um estudo para avaliar o comportamento das pessoas no transporte público, e foi percebido que os horários de maior circulação de passageiros é entre às 5h e 8h e no final da tarde.

“Uma das soluções para reduzir a aglomeração era dobrar a frota de ônibus, mas isso não é possível em curto espaço de tempo. A outra solução é escalonar o horário de funcionamento de todos os serviços da capital, e é isso que vamos fazer para tentar reduzir em pelo menos 30% a circulação de pessoas nos ônibus no horário de pico. Essa sem dúvida é uma das medidas mais importantes que vamos adotar e que vai impactar positivamente no combate a covid-19 em Aracaju”, enfatiza.

Confira  novos horários de funcionamento do comércio e serviços em Aracaju:

  • Comércio e serviços não essenciais no Centro – 9h às 18h;
  • Comércio e serviços não essenciais nos demais bairros – 10h às 19h;
  • Shoppings, supermercados, galerias, minimercados e lojas de departamentos – 10h às 19h;
  • Serviços públicos não essenciais – 9h às 15h;
  • Mercados – 6h às 15h;
  • Bancos – 9h às 15h.

Os bancos podem alterar os horários por conta do pagamento do auxílio emergencial. De acordo com o prefeito, durante os horários de pico a frota do transporte público funciona em 100%.

Medidas restritivas

Todas as medidas restritivas que estão em prática permanecem e o toque de recolher acontece das 20h às 5h durante todos os dias da semana. Os estabelecimentos devem fechar às 19h. Durante os finais de semana todos os serviços não essenciais estarão fechados, assim como praias e parques da capital. Bares, restaurantes e lanchonetes só poderão funcionar no final de semana no sistema de delivery.

Por Karla Pinheiro

*Matéria alterada às 13h11 do dia 08/04 para inserir informações sobre o início do escalonamento de horário de funcionamento da comércio e serviços da capital
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais