Comitê da Bacia do Rio São Francisco diz que vai cobrar taxa da Deso

Luiz Carlos Fontes: Comitê vai cobrar da Deso a retirada da água do São Francisco
Hoje, num programa de rádio, o secretário executivo do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco, o professor da Universidade Federal do Sergipe, Luiz Carlos Fontes, que representa a sociedade civil no órgão, falou sobre a taxa que o Comitê anunciou que vai cobrar da Deso pela retirada da água do São Francisco e esclareceu que essa taxa não pesará no bolso do consumidor.

“Essa cobrança não vai afetar o consumidor. O aumento nas contas não deve chegar a R$ 1,00, ficando na faixa dos centavos. A taxa vai ser cobrada pois entendemos que quem se utiliza das águas do Rio São Francisco tem que ter responsabilidade com o mesmo. Hoje a Deso retira a água do rio, mas não há investimentos de recursos na bacia do São Francisco”, esclarece Luiz Carlos, que acrescenta ainda que quem vai pagar a conta da transposição é o cidadão.

O secretário explica ainda que no projeto de transposição há um grande engodo. “Uma das armadilhas é que ele é inviável economicamente. Ele se destina principalmente ao eixo norte, para a irrigação e para a criação de camarão no Rio Grande do Norte, contudo a água chegará 5 vezes mais cara aos moradores da beirada do rio são Francisco que já tem dificuldades em arcar com os custos das despesas que tem para utilizar a água”, completou.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais