Comunidade do Lamarão denuncia agressão ao meio ambiente

Comunidade do Lamarão pede melhorias (Foto: Ascom/Sema)

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) recebeu diversas denúncias da comunidade referentes à agressão ao meio ambiente. Maus tratos a animais, loteamento do mangue e poluição sonora foram algumas delas.
A secretaria recebeu também da população sugestões para melhorias no bairro, como implantação de coleta seletiva, educação ambiental e incentivos fiscais, pelo princípio do protetor recebedor, embasado no direito ambiental.

Além de ouvir a comunidade, a Sema realizou diagnóstico ambiental na área. "Apesar de ser uma invasão em área de APP, o bairro ainda possui áreas verdes no seu interior, apresentando espécies arbóreas como tamarindo; jenipapo e umbaúba.  Para conter a invasão nessas áreas e conservar os espécimes, a alternativa seria a construção de vias e passeio público", informou a coordenadora de análises e processos, Ana Carolina Boschese.

Através do diagnóstico ambiental dos técnicos no bairro Lamarão foi possível observar também calçadas estreitas para o plantio de mudas; pouca arborização; praça que precisa de revitalização; presença da espécie imprópria para passeio urbano, como a FICUS benjamina; tanques de carcinicultura no mangue e resíduos sólidos.

O bairro Lamarão está inserido em uma Área de Preservação Permanente (APP), que corresponde a manguezais e antigas salinas. Para minimizar os impactos ambientais na região, a Sema está programando uma grande inspeção na localidade. "Com mais um programa Prefeitura nos Bairros foi possível identificar diversos problemas ambientais no bairro Lamarão, o que levará a Sema a intensificar uma fiscalização e programa de educação ambiental", disse o secretário municipal do Meio Ambiente, Eduardo Matos.

Com informações da Ascom/Sema

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais