Concurso dos Correios será agora em maio

0

Depois de muitas dúvidas sobre a realização do concurso público ainda neste semestre, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) divulgou a contratação do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília para a realização da nova seleção.

O número de vagas aumentou para 9.190, ou seja, são 2.625 vagas a mais que as oferecidas pelo último edital, lançado em dezembro de 2009. As novas vagas estão distribuídas assim: 5.060 carteiros, 2.272 atendentes, 1.014 operadores de triagem e transbordo, 796 analistas de correios (correspondente a nível superior) e 48 profissionais de medicina e segurança do trabalho.

Os salários devem varias entre R$ 706,48 (agente de correios – nível médio) a R$ 3.431,06 (cargos para nível superior. A aplicação das provas está prevista para maior, mas a data exata ainda não foi divulgada.

Tempo

Esse concurso dos Correios arrasta-se desde dezembro de 2009. No dia 10 daquele mês e ano, a ECT lançou o edital com 6.565 vagas. O prazo de inscrição no concurso começou a 28 de dezembro e só foi encerrada no dia 19 de fevereiro de 2010, após prorrogada por quatro vezes.

Após o término das inscrições, os Correios iniciam a escolha da organizadora. O intuito é diminuir os custos com o contrato já que o valor será baseado no número de inscritos. Finalmente, a 15 de julho, os Correios escolhem a Cesgranrio para aplicar as provas, após descartar a Fundação Getúlio Vargas. A prova é então marcada para 19 de setembro. Mas no dia 5 de agosto o órgão anuncia que a prova será adiada. A seleção é então marcada para o dia 28 de novembro. Mas, a 11 de outubro, o Ministério Público Federal entra com ação judicial pedindo a suspensão do contrato com a Cesgranrio, alegando que a dispensa de licitação favoreceu à empresa em detrimento de outras.

No dia 14 de outubro a Justiça Federal de Brasília concedeu liminar que suspendeu o contrato. Em novembro do ano passado, os Correios acatam a decisão judicial e cancela o concurso. Em janeiro deste ano, o órgão começa a devolver a taxa de inscrição aos interessados mas anuncia novo concurso para este ano que vai se realizar em maio próximo. Terá fim, finalmente, a via crucis do Concurso dos Correios?

Por Ivan Valença

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais