Conferência de Meio Ambiente discute Resíduos Sólidos

0

(Fotos: Portal Infonet)

Aconteceu nesta quinta-feira, 11, uma reunião entre prefeitos dos municípios sergipanos e representantes da 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente. O objetivo foi debater sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos e dos eixos que serão discutidos na Conferência Nacional do Meio Ambiente que acontecerá em Brasília, entre os dias 24 a 27 de outubro.

Antes da Conferência Nacional, os municípios sergipanos irão realizar as suas conferências regionais que irão acontecer entre os meses de julho e agosto, e nos municípios sedes dos Consórcios Públicos de Saneamento Básico de Resíduos Sólidos do Estado de Sergipe.

O consultor e mediador do Ministério do Meio Ambiente para as conferências, Marcio Renauro, destacou a importância do evento. “O governo federal tem a convicção de que a política de Resíduos Sólidos precisa ganhar escala em todo território nacional. Nós precisamos mudar a forma como nós fazíamos a gestão de resíduo no Brasil, pois ainda temos vários lixões em todo o território nacional. A lei estabeleceu meta e prazo para que esses lixões sejam encerrados e a conferência estará dedicada a convencer governos e a sociedade de que nós podemos ter uma gestão adequada de resíduos sólidos”, garante.

Marcio Renauro: "A política de resíduos sólidos precisa ganhar escala"

Ainda segundo ele, governo e sociedade civil devem se ater a política de resíduos sólidos. “Temos que convencer o cidadão, ganhar a sociedade e os empresários pra que nós tenhamos uma mudança de paradigma na relação com os nossos resíduos e lixo e assim ajudar a qualidade do meio ambiente no Brasil. São nas etapas municipais e regionais que nós precisamos dialogar com a sociedade e governo pra que esse entendimento se dê forma organizada para que a política de resíduos sólidos possa ser implementada com sucesso”, conta.

Para o prefeito do município de Boquim, Jean Carlos Nascimento, esse é o primeiro passo para a implementação da Política de Resíduos Sólidos. “Esse evento é muito importante para todos os municípios. Essa é uma política que todos os gestores devem colocar em prática para o bem de toda a sociedade. Hoje vou levar os 16 prefeitos a conhecer o aterro em Rosário do Catete”, conta.

Calendários

Prefeito de Boquim Jean Carlos Nascimento

As conferências ocorrerão dia 2 de julho em Ribeirópolis, dia 11 em Boquim, dia 25 em Própria e no dia 01 de agosto, a conferência será realizada em Laranjeiras, cidade sede do território da Grande Aracaju.

Por Aisla Vasconcelos

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais