Conferência de Meio Ambiente discute Resíduos Sólidos

(Fotos: Portal Infonet)

Aconteceu nesta quinta-feira, 11, uma reunião entre prefeitos dos municípios sergipanos e representantes da 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente. O objetivo foi debater sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos e dos eixos que serão discutidos na Conferência Nacional do Meio Ambiente que acontecerá em Brasília, entre os dias 24 a 27 de outubro.

Antes da Conferência Nacional, os municípios sergipanos irão realizar as suas conferências regionais que irão acontecer entre os meses de julho e agosto, e nos municípios sedes dos Consórcios Públicos de Saneamento Básico de Resíduos Sólidos do Estado de Sergipe.

O consultor e mediador do Ministério do Meio Ambiente para as conferências, Marcio Renauro, destacou a importância do evento. “O governo federal tem a convicção de que a política de Resíduos Sólidos precisa ganhar escala em todo território nacional. Nós precisamos mudar a forma como nós fazíamos a gestão de resíduo no Brasil, pois ainda temos vários lixões em todo o território nacional. A lei estabeleceu meta e prazo para que esses lixões sejam encerrados e a conferência estará dedicada a convencer governos e a sociedade de que nós podemos ter uma gestão adequada de resíduos sólidos”, garante.

Marcio Renauro: "A política de resíduos sólidos precisa ganhar escala"

Ainda segundo ele, governo e sociedade civil devem se ater a política de resíduos sólidos. “Temos que convencer o cidadão, ganhar a sociedade e os empresários pra que nós tenhamos uma mudança de paradigma na relação com os nossos resíduos e lixo e assim ajudar a qualidade do meio ambiente no Brasil. São nas etapas municipais e regionais que nós precisamos dialogar com a sociedade e governo pra que esse entendimento se dê forma organizada para que a política de resíduos sólidos possa ser implementada com sucesso”, conta.

Para o prefeito do município de Boquim, Jean Carlos Nascimento, esse é o primeiro passo para a implementação da Política de Resíduos Sólidos. “Esse evento é muito importante para todos os municípios. Essa é uma política que todos os gestores devem colocar em prática para o bem de toda a sociedade. Hoje vou levar os 16 prefeitos a conhecer o aterro em Rosário do Catete”, conta.

Calendários

Prefeito de Boquim Jean Carlos Nascimento

As conferências ocorrerão dia 2 de julho em Ribeirópolis, dia 11 em Boquim, dia 25 em Própria e no dia 01 de agosto, a conferência será realizada em Laranjeiras, cidade sede do território da Grande Aracaju.

Por Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais