Confira 10 dicas para montar um bom currículo

0
Foto: Pixabay

Ao montar um currículo é necessário se atentar a algumas regras. Além de tornar seu documento dinâmico, as dicas da técnica em administração, Jamile Moya, são de grande relevância para quem deseja ter um currículo profissional sem informações pendentes.

  1. NÃO escreva Currículo ou Curriculum Vitae no topo. Todo mundo sabe que se trata de um currículo e não há necessidade de repetir.
  2. Coloque seu nome em evidencia. O mais importante é saberem quem você é então fazer com que te notem é fundamental.
  3. Coloque MAIS DE UM telefone de contato. Não é sempre que você pode atender seu telefone e isso é completamente normal, mas um telefone para recado é essencial.
  4. Coloque seu endereço. Essa informação é importante para empresas que preferem contratar colaboradores locais, o que tambékm diminui a taxa de demissão por problemas de locomoção (Além de você ter mais chances em empregos perto da sua casa).
  5. Não coloque números de documentos. Você nunca sabe em quais mãos seu currículo vai parar e infelizmente existem muitas pessoas ruins nesse mundo, podendo acontecer de usarem seus dados em situações ilegais.
  6. Não coloque filiação. O candidato à vaga é você, então não é relevante colocar o nome dos seus pais.
  7. Coloque um endereço de e-mail. Algumas empresas preferem mandar as informações das entrevistas por e-mail ou até mesmo solicitar documentos quando você já foi selecionado. Mantenha sua caixa de e-mails limpa e sempre verifique se nada importante foi parar na caixa de spam.
  8. Coloque TODA a formação que você tem com datas. Ensino médio e superior devem ser datados mesmo que com previsão de conclusão, principalmente se você está procurando um estágio.
  9. Coloque as ‘Experiência Anteriores’ da mais recente para a mais antiga com datas. As empresas geralmente ligam em seus antigos empregos para conseguir referências, sendo mais interessante entrar em contato com lugares em que você trabalhou há pouco tempo.
  10. Não entreguem currículos preenchidos a mão até o último dos casos. Você com certeza conhece alguém com um computador que pode te ajudar a montar seu currículo e imprimi-lo em uma papelaria pode sair mais barato do que comprar folhas prontas.
  11. Coloque idade ou data de nascimento. Alguns empregos precisam de pessoas mais jovens pelas atividades e outros querem o contrário.

 

por Juliana Melo
Com informações de Jamile Moya

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais