Confira algumas dicas para evitar acidentes elétricos em casa

Entre uma diversão e outra, os pais têm que ficar em alerta para os perigos que tomadas, brinquedos eletrônicos e até eletrodomésticos podem causar, principalmente para os riscos de choque e acidentes com energia elétrica (Foto: Pixabay)

Em janeiro é comum as férias escolares e com isso a presença das crianças em casa é ainda mais constante. Os pequenos gostam de se divertir e para isso usam a imaginação para criar inúmeras brincadeiras. Mas entre uma diversão e outra, os pais têm que ficar em alerta para os perigos que tomadas, brinquedos eletrônicos e até eletrodomésticos podem causar, principalmente para os riscos de choque e acidentes com energia elétrica.

André Brito, assessora de comunicação da Energisa (Foto: Portal Infonet)

O assessor de comunicação da Energisa, André Brito, faz alguns alertas para os pais sobre como evitar que a brincadeira não acabe mal. André destaca que os cuidados diários são a melhor maneira para evitar algum incidente. Para isso, ele elencou algumas dicas e situações a fim de orientar como proceder de maneira correta e evitar riscos:

Protetor de tomada

“Parece que as tomadas “chamam”  as crianças”, brinca André. De acordo com ele,  algumas costumam enfiar o dedo ou até mesmo colocar objetivos. Para evitar algum incidente ele recomenda o uso de protetor de tomada. “Caso não consiga encontrar, pode-se usar fita adesiva ou esparadrapo. O importante é isolar a tomada de um possível contato com a criança”, alerta.

Evitar o uso de adaptares de energia, o famoso “T”

Segundo ele, quando se coloca várias tomadas num “T”  ocorre o aquecimento do adaptador. “Esse aquecimento cria derretimento e pode causar um curto-circuito. Além do mais, eles podem ser um atrativo para os pequenos, Neste caso, o recomendável é não usar”, pontua.

Troca de lâmpada

Ainda de acordo com André, é comum muitas crianças pedirem aos pais para trocar a lampada, por achar que é “uma aventura”, “uma brincadeira”. Ele recomenda deixar as crianças o mais distante possível da energia elétrica. “Trocar a lâmpada também envolve alguns riscos, como o risco de choque e de queda. O melhor é deixar que o responsável faça essa atividade”, destaca.

Fios desencapados

Para ele, é interessante fiscalizar os equipamentos, principalmente os que envolvem muitos fios e que estejam próximos a hastes metálicas. “Cuidados como esse evitam riscos de choques de alta voltagem”, alerta.

Manipulação de eletrodomésticos

Outro cuidado interessante, segundo André, é não permitir o uso de secadores, prancha alisadora e demais itens que precisem está ligado a energia. “O manuseio desses equipamentos deve ser feito apenas por adultos. É importante também não fazer uso deles com mãos e pés molhados”, destaca.

Brinquedos eletrônicos

Buscar fiscalizar o uso de carrinhos, bonecas e demais brinquedos a fim de detectar algum fio desencapado é uma dica que ele sempre faz questão de ressaltar. “Nesse caso é importante a atuação dos pais para evitar alguns acidentes”, avalia. “Às vezes também algumas crianças tem mania de querer desmontar os brinquedos, o que aumenta o risco de um choque”, completa.

Além disso, André destaca que ter cuidado ao sair de casa também é necessário. “O perigo não está somente em casa. É importante que os pais não deixem os filhos soltar pipa. Pois há um risco enorme de ocorrer um acidente caso ela fique emaranhada nos fios de alta tensão”, avisa.

Por João Paulo Schneider e Raquel Almeida

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais