Confira dicas para evitar excessos durante a ceia de Natal

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Segundo a nutricionista Thayslene Oliveira, o segredo para evitar o arrependimento da comilança depois da ceia é manter o equilíbrio na hora de se servir (Foto: pixabay)

Amigos e familiares ao redor de uma mesa farta e bebendo de bem com a vida certamente é uma das imagens que muitos associam ao Natal. A famosa ceia natalina enche os olhos daqueles que querem ‘enfiar o pé na jaca’ e esquecer da dieta. Segundo a nutricionista Thayslene Oliveira, o segredo para evitar o arrependimento da comilança depois da ceia é manter o equilíbrio na hora de se servir.

Confiras algumas dicas que a nutricionista dá para reduzir excessos durante a ceia e evitar uma grande ressaca (Foto: arquivo pessoal)

“As pessoas precisam entender que podem experimentar de tudo um pouco. Não há necessidade de se privar para comer algo. O segredo é investir em pequenas porções”, resume a nutricionista Thayslene Oliveira. Ainda segundo a profissional, é necessário apostar em pratos coloridos e sem frituras. Veja abaixo algumas dicas que a nutricionista dá para reduzir excessos durante a ceia e evitar uma grande ressaca.

Evitar alimentos gordurosos

Thayslene orienta que na hora de se servir é necessário investir em opções menos gordurosas. “É possível montar um prato saboroso apostando num arroz, saladas variadas e alimentos menos gordurosos. É bom também evitar comer muito frios em excesso”, destaca.

Pequenas porções

“Realmente é muito grande a variedade de alimentos que há numa ceia. Por isso o ideal não é ter o desejo de enfiar o ‘pé na jaca’ de uma vez. É preciso cuidado na hora de montar o prato”, salienta a nutricionista. Segundo ela, o mais cuidadoso a se fazer é experimentar moderadamente um pouquinho de cada coisa.

Atenção a alimentação

Thayslene comenta que é comum muitas pessoas elegerem “um dia” especial para comer de maneira consciente em excesso. Mas ela disse que é necessário olhar para a rotina de alimentação para que não ocorra desregulagem. “O equilíbrio na alimentação é a chave para manter uma boa dieta”, conta.

Hidratação

Após a ceia, a hidratação deve ser intensa. Segundo a nutricionista, é aconselhável a ingestão de muito líquido, como água de coco, chás e sucos detox. “Eles ajudam a regular a flora intestinal”, avalia. Como opções de sucos detox, Thayslene orienta suco de maracujá com hortelã ou abacaxi com hortelã. “Além desse sucos, é bom também beber muita água e tomar bastante chá de hibisco”, orienta. “Tomando alguns cuidados dá para ceiar e ser feliz”, brinca.

por João Paulo Schneider  e Verlane Estácio

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