Confira o que abre e fecha durante o Carnaval em Aracaju

(Foto: Portal Infonet)

A chegada do Carnaval provoca alterações no funcionamento de estabelecimentos comerciais, serviços e de órgãos públicos. Confira abaixo o que abre e fecha durante o período do Carnaval.

Shoppings

Riomar e Jardins – Em virtude da folia momesca, os dois shoppings de Aracaju funcionam em horário diferenciado. Nesta terça-feira, 13, as operações de lazer e alimentação abrem das 12h às 21h e demais lojas e quiosques estarão fechados. Na Quarta-feira de Cinzas, 14 de fevereiro, os shoppings operam normalmente, das 10h às 22h, e grandes lojas abrem às 9h.

Além das já conhecidas opções de compras, gastronomia e lazer, os empreendimentos localizados no bairro Jardins e na Coroa da Meio oferecem uma programação especial para toda a família aproveitar o carnaval.

No Shopping Jardins, a festa momesca segue até o dia 18 de fevereiro com bloquinhos infantis no Espaço Jardins, em frente à Praça de Alimentação Arcos. Haverá show kids de Márcia Freire em 17 de fevereiro e show especial de carnaval do Mundo Bita em 18 de fevereiro, ambos a partir da 16h no Estacionamento C. Toda a programação é gratuita e o acesso é mediante reserva no Shopping Jardins App (Android e iOS).

A programação no RioMar Shopping também segue até o dia 18 de fevereiro. No sábado, 17 de fevereiro, às 16 horas, acontece o Baile do Cabelo Maluco com a banda Sol Kids na Arena RioMar e, no domingo, 18 de fevereiro, o CarnaPet faz a alegria das famílias e seus animais de estimação. As atrações são gratuitas e o acesso aos eventos na Arena RioMar será mediante inscrição no app RioMar Aracaju (Android e iOS).

Shopping Prêmio – No dia 13 de fevereiro, terça-feira de Carnaval, o Shopping Prêmio funcionará em horário especial. Lojas e quiosques estarão fechados. O cinema, Cinesercia, abre a partir das 13:30h e fecha às 21h.

O GBarbosa estará em funcionamento a partir das 08h da manhã, já a Americanas inicia o expediente às 09h. Ambas finalizam as atividades às 20h, junto à praça de alimentação, que estará aberta a partir das 12h.

O funcionamento normal do Shopping será retornado na quarta-feira, 14, entre às 10h e 22h.

Supermercados

De acordo com a  Associação Sergipana de Supermercados (Ases), todo o comércio varejista de gêneros alimentícios pode optar por manter normalmente a atividade ou dispensar seus empregados do trabalho, sem prejuízo da remuneração.

Mercados centrais e setoriais

Os Mercados Maria Virgínia Leite Franco, Antônio Franco e Thales Ferraz, no Centro da cidade, fecham nesta terça, 13, para a realização de mutirão de limpeza e serviços de manutenção. O local reabre na Quarta-feira de Cinzas, dia 14, a partir das 6h.

O Mercado Vereador Milton Santos, no conjunto Augusto Franco, reabre ao público na quarta-feira, em horário habitual.

Feiras livres

A feira livre de terça-feira, 13, que acontece sempre ao lado do Batistão, não ocorrerá na semana do Carnaval.

Centro Comercial

De acordo com o Sindicato dos Lojistas de Sergipe (Sindilojas), tradicionalmente na terça-feira, 13, as lojas do Centro Comercial de Aracaju não funcionam. As lojas reabrem na quarta, das 8h às 18h.

Bancos

A Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) informa que não haverá atendimento nas agências bancárias durante o feriado de Carnaval. Já na Quarta-Feira de Cinzas, 14, o início do expediente será às 12h, no horário local, com encerramento previsto no horário normal de fechamento das agências.

Operacional – Aracaju

A coleta do lixo domiciliar acontece sem alteração no cronograma. Já os serviços de limpeza pública ocorrem normalmente, porém, na terça-feira, dia 13, serão desempenhados com redução de equipes.

Parques e  Orlas

Até a Quarta-feira de Cinzas, 14, o Parque Governador Augusto Franco (Sementeira), no Jardins, estará aberto para caminhadas, atividades esportivas e de lazer em seu horário normal, das 5h às 21h30. O Parque Ecológico Poxim, no Inácio Barbosa, também funcionará normalmente, das 6h às 18h.

Os serviços de embarque e desembarque na Orla Pôr do Sol Jornalista Cleomar Brandi (Mosqueiro) ocorrerão sem qualquer alteração, das 8h às 17h. As equipes de fiscalização irão atuar na extensão das orlas da praia da Atalaia, dos bairros Industrial, Porto Dantas e Mosqueiro.

Área de Proteção para Prática de Ciclismo e Corrida

A Prefeitura de Aracaju informa que, excepcionalmente, na terça-feira de Carnaval, dia 13, a Área de Proteção para a Prática de Ciclismo e Corrida, na Orla da Atalaia, não funcionará. Segundo o presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Bruno Moraes, alessa medida visa facilitar o tráfego de veículos na região, que costuma ter o trânsito intensificado em períodos de feriado prolongado, a exemplo do que ocorre tradicionalmente durante o Carnaval.

Saúde Aracaju

Funcionam normalmente as urgências dos hospitais municipais Fernando Franco e Nestor Piva, 24 horas (incluindo atendimento aos casos de síndromes gripais), além da Maternidade Municipal Lourdes Nogueira (MMLN).  A urgência odontológica funcionará normalmente, 24 horas, no Centro de Especialidades Odontológicas, localizado na rua Carlos Pereira de Melo, 450, bairro Farolândia.

O serviço de vacinação nos shoppings RioMar, Aracaju Parque e Jardins retornará na quinta, dia 15. Os atendimentos do Programa Ver a Vida retornarão no dia 15.

Na Rede de Atenção Psicossocial (Reaps), o atendimento dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) segue de porta aberta, apenas com o acolhimento noturno dos usuários já em acompanhamento. Estarão fechadas as Unidades de Saúde da Família e a sede administrativa da SMS, retornando ao funcionamento normal no dia 15.

O Centro de Especialidades Médicas (Cemar Siqueira Campos), inserido na Rede de Atendimento Especializado (Reae), não funcionará, retomando os atendimentos na quinta-feira, 15, a partir das 7h.

Ipesaúde

No período do Carnaval, o Instituto de Promoção e Assistência à Saúde do Servidor do Estado de Sergipe (Ipesaúde) terá o horário de funcionamento alterado. Com base no Decreto Estadual Nº 542, de 29 de dezembro de 2023, as unidades da autarquia em Aracaju e no interior estarão fechadas da segunda-feira, 12, até a quarta-feira, 14.

Já os serviços de urgência da autarquia funcionarão normalmente: SPA (24h); Urgência Odontológica (das 7h às 19h); Urgência Pediátrica (24h) e Urgência Ortopédica (24h). Na quinta-feira, 15, as atividades do Ipesaúde voltarão ao horário normal.

Hemose

O Centro de Hemoterapia de Sergipe estará fechado neste dia 13. Na Quarta – feira de Cinzas, dia 14, abre das 13h até às 17h.

Museu da Gente Sergipana

O Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda estará fechado nos dias 13 e 14 (segunda, terça e quarta). Na quinta-feira reabre para visitação em horário normal, 10h às 15h.

É necessário agendamento de visitas nas seguintes situações: grupos de turistas, de instituições de ensino públicas e particulares e de assistência social, além de grupos com mais de 10 pessoas que desejarem realizar visita mediada. O acesso ao museu é gratuito.

Ferreira Costa

Devido ao período de carnaval, as lojas da Ferreira Costa funcionarão em horários especiais. Na terça de Carnaval, estará fechado. Já na Quarta-feira, abre das 08h às 21h.

Ceacs

O atendimento na sede e nos Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceacs), localizados na capital e interior do estado, estará suspenso nos dias 13 e 14, com retorno das atividades normais na quinta-feira, 15. Cada ponto do Ceac possui um horário específico de funcionamento em horário normal de expediente:

Sede – Aracaju – Rua Pacatuba, 45 – Centro, Aracaju-SE.

Atendimento: de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 13h.

Ceac – RioMar – Avenida Delmiro Gouveia, S/N – Shopping Riomar 1º Piso.

Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 17h30.

Ceac – Aracaju Parque Shopping – Av. João Rodrigues, 42 – Industrial, Aracaju – SE

Atendimento: de segunda-feira a sexta-feira, das 7h15 às 11h.

Ceac – Lagarto – Praça Paulo Vieira Menezes, 26 – Centro, Lagarto – SE

Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 13h.

Ceac – Shopping Peixoto (Itabaiana) – Av. José Amâncio Bispo, 5419 – Itabaiana – SE

Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 11h.

Ceac – Simão Dias – Gov. Celso de Carvalho, 192 – Simão Dias – SE

Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

Ceac – Estância – Passeio Guanabara, situado na Av. Capitão Salomão, 256, Centro – Estância/SE

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais