Confira o que abre e fecha no feriado antecipado de São João

0
(Foto: Portal Infonet)

A antecipação do Feriado Municipal de São João, em Aracaju, celebrado em 24 de junho, para esta segunda-feira, 25, provocou alterações no funcionamento de alguns serviços e órgãos públicos.

Vale lembrar que nesta terça-feira, 26, é ponto facultativo para os órgãos do Governo do Estado. Explicando: o feriado da Emancipação Política de Sergipe, de 8 de julho, foi antecipado para última sexta-feira, 24, provocando a transferência do ponto facultativo deste dia (decretado pelo Governo em virtude da pandemia) para esta terça-feira, 26.

Veja como fica o funcionamento:

Shoppings

Por causa do decreto governamental, todos os shoppings continuam fechados, mantendo em funcionamento somente os restaurantes com serviço delivery. Para acessar os estabelecimentos de alimentação do Jardins e Riomar, as pessoas devem acessar os sites www.shoppingjardins.com.br e www.riomararacaju.com.br.

O Shopping Prêmio usou seu perfil no Instagram para disponibilizar os serviços de alimentação que estão funcionando com delivery. O mesmo canal de comunicação também foi usado pelo Aracaju Parque Shopping.

Agências bancárias

Nesta segunda-feira, 25, as agências da Caixa Econômica funcionam normalmente. As agências do Banco do Brasil, por determinação da Justiça, têm apenas expediente interno, exclusivamente para suprimento de numerário dos caixas eletrônicos no Estado de Sergipe. Os demais bancos estão fechados neste feriado.

Nesta terça-feira, 26, as agências bancárias funcionam normalmente.

Supermercados

A Associação Sergipana de Supermercados (Ases) informou que nesta segunda-feira, 25, e terça-feira, 26, os supermercados funcionam normalmente.

Mercados

Por conta da antecipação do feriado de 24 de junho, os mercados central e setoriais estão fechados. O mercado Virgínia Franco, inclusive, passará por limpeza geral, com serviços de desinfecção, dedetização, desratização, etc.  Na terça-feira, 26, o funcionamento é normal.

Feiras Livres

Nos dias de segunda-feira, não há feiras livres na capital.

Centro Comercial

Nesta segunda-feira, 25, as lojas do Centro que têm permissão do decreto governamental para reabrir, estão fechadas em virtude do feriado. Nesta terça-feira, ponto facultativo, as lojas funcionam normalmente.

Chica Chaves e Sementeira

O Centro de Artesanato Chica Chaves, localizado na Orlinha do Industrial, e o Parque Augusto Franco, no bairro Jardins, seguem fechados ao público.

Hemose

Devido à pandemia, por ser um serviço essencial e a baixa nos estoques dos  sangues, O, A, B e Ab, fator Rh positivo e negativo, o Centro de  Hemoterapia de Sergipe (Hemose) informa que a doação segue de segunda a sexta com o funcionamento no horário regular das 7h30 às 17h. A decisão também será aplicada nesta segunda- feira, 25, antecipação do feriado de São João.

Delegacias

A Polícia Civil informou que as unidades policiais da capital estão em regime de plantão. As atividades normais retornam nesta terça-feira, 26.

Nesta segunda, as atividades ficam restritas aos policiais atuantes nas plantonistas das respectivas delegacias. Os eventuais procedimentos de urgência ficam a cargo da Central de Flagrantes.

Os servidores policiais que laboram na Delegacias de Polícia Civil vinculadas à Coordenadoria de Polícia Civil da Capital (Copcal), mas que atuam em área de circunscrição diversa da de Aracaju, a exemplo das delegacias com sede em Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão e Barra dos coqueiros, retornaram às atividades de expediente normal na segunda-feira, 25, o que também é válido para as delegacias vinculadas à Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (Copci).

Repartições municipais e estaduais

As repartições do Governo de Sergipe não funcionam nesta segunda-feira, 25 e terça-feira, 26, porque os dois dias são pontos facultativos.

As repartições da Prefeitura (que estão em funcionamento na pandemia e são consideradas essenciais) não funcionam nesta segunda-feira, 25, em virtude do feriado de São João, mas retomam os trabalhos nesta terça, 26.

Unidades de Saúde

As oito Unidades Básicas de Saúde (UBS) referências para síndromes gripais estão abertas normalmente, sempre atendendo das 7h às 20h. As demais unidades básicas de saúde não funcionam nesta segunda, mas retomam o expediente a partir de terça. As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Nestor Piva e Fernando Franco funcionam normalmente, assim como a urgência odontológica do Fernando Franco.

Serviços emergenciais

Os serviços emergenciais do Estado, como Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, polícias Militar e Civil, o Samu 192 Sergipe, hospitais e demais unidades de saúde de urgência estarão de plantão para atender as demandas da população.

Infonet

Por se tratarem de serviços essenciais, o jornalismo do Portal Infonet (home office) e o serviço de telecomunicações estão funcionando em regime de plantã nesta segunda-feira, 25,, respeitando as determinações de segurança do governo de Sergipe em combate ao Covid-19. Nesta terça-feira, 25, o expediente será normal.

 

Comentários