Confira o que funciona no feriadão da Semana Santa em Aracaju

(Foto: Portal Infonet)

Estabelecimentos comerciais em geral, órgãos públicos e serviços, que estão com o funcionamento restrito ou até mesmo fechados, não devem fazer alterações em seus expedientes no feriadão da Semana Santa, que acontece este ano entre os dias 9 e 12 de abril. É que continuam valendo as medidas de restrição impostas pelo Governo de Sergipe e Prefeitura de Aracaju para enfrentamento ao novo coronavírus.

Confira os horários:

Shoppings

Os shoppings estão fechados e apenas os restaurantes estão funcionando, porém no serviço delivery.

No caso do Jardins e Riomar, dezessete restaurantes e operações de alimentação dis-ponibilizam seus cardápios em canais de vendas on-line e implementaram a entrega em domicílio. O guia gastronômico dos shoppings está disponíveis nos sites www.shoppingjardins.com.br e www.riomararacaju.com.br.

O Shopping Prêmio usou seu perfil no Instagram para disponibilizar os serviços de alimentação que estão funcionando com delivery. O mesmo canal de comunicação também foi usado pelo Aracaju Parque Shopping.

Supermercados

A Associação Sergipana de Supermercados (Ases) informou que na quinta-feira, os supermercados funcionam normalmente. No caso da Sexta-Feira da Paixão, apesar de a lei permitir o funcionamento, a recomendação da Ases é para que esses estabelecimentos fiquem fechados, pois se trata de uma celebração extremamente tradicional na religião católica. No Sábado de Aleluia e Domingo de Páscoa, os supermercados estarão abertos.

Feiras Livres

As feiras livres da capital sergipana continuam suspensas até 13 de abril por determinação de Prefeitura de Aracaju.

Feiras de pescados

Os consumidores que desejarem comprar peixes e frutos do mar, mantendo a tradição da Semana Santa, poderão se dirigir a uma das três feiras montadas especificamente para esta ocasião.  Elas funcionarão na Praça de Eventos dos mercados centrais, nos dias 8, 9 e 10;  no bairro Bugio na quinta e sexta, dias 9 e 10; e no bairro América no dia 10. No Bugio e América, a comercialização ocorrerá no local de realização das feiras livres – que permanecem suspensas, atendendo o decreto nº 6.111/2020, que estabelece medidas de enfrentamento de emergência da saúde pública decorrentes da pandemia do coronavírus.

Mercados Centrais e Setoriais

Os mercados Maria Virgínia Leite Franco, assim como os setoriais (nos bairros), irão funcionar no horário estabelecido para o período de quarentena, das 5h30 às 13h30. Já os mercados Thales Ferraz e Antônio Franco permanecem fechados.

Centro Comercial

As lojas do centro comercial de Aracaju e dos bairros Siqueira Campos e 13 de Julho estão fechadas por determinação do Governo para enfrentamento ao novo coronavírus.

Museus

Todos os museus em Sergipe estão fechados em virtude do decreto governamental com medidas para enfrentamento ao novo coronavírus.

Parques

O Parque da Sementeira, Parque da Cidade e Parque dos Cajueiros, assim como os demais espaços públicos, não estão funcionando em virtude das medidas de enfrentamento ao coronavírus, decretadas pela Prefeitura de Aracaju.

Limpeza pública

Os serviços de limpeza em Aracaju serão realizados com efetivo reduzido. A coleta domiciliar acontece normalmente. Já a coleta seletiva e o programa Cata Treco não ocorrerão neste dia. Os Ecopontos fecham na sexta-feira, 10, e reabrem no sábado, das 8h às 12h.

Órgãos públicos

Os órgãos públicos do Governo de Sergipe e Prefeitura de Aracaju, com exceção daqueles considerados essenciais, não funcionam entre os dias 9 e 12 de abril.

Unidades de Saúde

As unidades básicas de saúde não funcionarão no feriadão. Somente estarão abertas as unidades de saúde dos bairros Farolândia (Augusto Franco), Jardim Centenário (Dr. Onésimo Pinto), Inácio Barbosa (Ministro Costa Cavalcante), Santos Dumont (José Machado de Souza), Coqueiral (Eunice Barbosa), Castelo Branco (Fernando Sampaio), Orlando Dantas (Geraldo Magela) e do Santo Antônio (Cândida Alves), cujo funcionamento é das 7h às 20h para atendimento exclusivo de pessoas com síndromes gripais.

As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Nestor Piva e Fernando Franco funcionarão normalmente, assim como a urgência odontológica do Fernando Franco.

Hemose

Na quinta-feira, 9, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) funcionará das 7h às 11h; Na sexta-feira, 10, não haverá expediente; No sábado, 11, a doação de sangue funcionará das 7h às 11h; e no domingo, 12, não haverá expediente.

Serviços emergenciais

Os serviços emergenciais do Estado, como Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, polícias Militar e Civil, o Samu 192 Sergipe, hospitais e demais unidades de saúde de urgência estarão de plantão para atender as demandas da população.

TRF5

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 vai funcionar em regime de plantão judicial, durante o feriado da Semana Santa, que vai desta quarta-feira (8) até o próximo domingo (12/04). O atendimento de partes, advogados, procuradores e defensores será realizado de forma remota, por meio do telefone (81) 98726.6053 e pelo e-mail plantao@trf5.jus.br, em atendimento ao Ato nº 112/2020, da Presidência do TRF5, que trata das medidas preventivas referentes à pandemia do Novo Coronavírus (Sars-CoV-2).

 

Por Verlane Estácio

 

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais