Congestionamento marca Dia Mundial Sem Carro

0

Aracajuanos não aderiram ao Dia Mundial Sem Carros (Fotos: Portal Infonet)
Nesta quarta-feira, 22, Dia Mundial Sem Carros, o trânsito nas principais avenidas da capital sergipana foi marcado por congestionamentos. Para o diretor da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), major Paulo Paiva, o principal problema dos congestionamentos e colisões na capital é o aumento da frota de veículos.

Segundo Paiva em apenas um ano, de junho de 2009 a junho de 2010, o número de carros cresceu 19,11%. O diretor da SMTT lembra que historicamente o aumento da frota anual de veículos era de 4%. “O que percebemos ainda é o reforço de carros individualizados, onde cada membro da família possui um veículo. Isso reflete pessimamente na condição de tráfego. É preciso fazer o caminho de volta, criando alternativas para diminuir o trânsito intenso de carros, principalmente em horários de pico”, destaca.

Bicicleta

Major Paiva diz que bicicletas e carona solidária é alternativa para o trânsito
Major Paiva ressalta que uma alternativa é o transporte de bicicleta. “A bicicleta é uma solução, pois se trata de um meio apropriado principalmente em uma cidade plana e em vários pontos temos ciclovias. Não é somente por uma questão ambiental é pelo fluxo. É preciso abrir mão do conforto, porque qualquer desconforto é maior do que não conseguir trafegar”, observa.

Carona solidária

Outra alternativa, segundo o diretor de trânsito da SMTT, é a carona solidária, que consiste em utilizar apenas um veículo para transportar várias pessoas que se deslocam para o mesmo trajeto. “Pessoas que trabalham juntas e moram na mesma área podem fazer uma revezamento, onde cada dia um pega os demais. Isso já diminui muito o tráfego nas horas de pico. Às vezes no mesmo condomínio várias crianças estudam na mesma escola, mas utilizam vários veículos para o transporte”, alerta Paiva, que lembra que o ônibus pode transportar mais de 10 vezes mais pessoas que um carros de forma confortável. 

Por Kátia Susanna

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais