Congestionamento marca Dia Mundial Sem Carro

Aracajuanos não aderiram ao Dia Mundial Sem Carros (Fotos: Portal Infonet)
Nesta quarta-feira, 22, Dia Mundial Sem Carros, o trânsito nas principais avenidas da capital sergipana foi marcado por congestionamentos. Para o diretor da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), major Paulo Paiva, o principal problema dos congestionamentos e colisões na capital é o aumento da frota de veículos.

Segundo Paiva em apenas um ano, de junho de 2009 a junho de 2010, o número de carros cresceu 19,11%. O diretor da SMTT lembra que historicamente o aumento da frota anual de veículos era de 4%. “O que percebemos ainda é o reforço de carros individualizados, onde cada membro da família possui um veículo. Isso reflete pessimamente na condição de tráfego. É preciso fazer o caminho de volta, criando alternativas para diminuir o trânsito intenso de carros, principalmente em horários de pico”, destaca.

Bicicleta

Major Paiva diz que bicicletas e carona solidária é alternativa para o trânsito
Major Paiva ressalta que uma alternativa é o transporte de bicicleta. “A bicicleta é uma solução, pois se trata de um meio apropriado principalmente em uma cidade plana e em vários pontos temos ciclovias. Não é somente por uma questão ambiental é pelo fluxo. É preciso abrir mão do conforto, porque qualquer desconforto é maior do que não conseguir trafegar”, observa.

Carona solidária

Outra alternativa, segundo o diretor de trânsito da SMTT, é a carona solidária, que consiste em utilizar apenas um veículo para transportar várias pessoas que se deslocam para o mesmo trajeto. “Pessoas que trabalham juntas e moram na mesma área podem fazer uma revezamento, onde cada dia um pega os demais. Isso já diminui muito o tráfego nas horas de pico. Às vezes no mesmo condomínio várias crianças estudam na mesma escola, mas utilizam vários veículos para o transporte”, alerta Paiva, que lembra que o ônibus pode transportar mais de 10 vezes mais pessoas que um carros de forma confortável. 

Por Kátia Susanna

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais